Viagora

Deputados Federais do Piauí serão empossados nesta quarta-feira

Além da posse, a data marca também uma sessão destinada à eleição do novo presidente da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Nesta quarta-feira (01), os 513 deputados federais que foram eleitos em outubro de 2022 serão empossados em sessão solene que deve ser iniciada às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, em Brasília. Além da posse, uma sessão destinada à eleição do novo presidente da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Já na quinta-feira (02), uma sessão solene será feira para inaugurar os trabalhos legislativos da legislatura atual. Conforme a Câmara, os blocos partidários definem a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Tais cargos são repartidos entre os partidos, integrantes de cada bloco, que podem optar também por não integrar nenhum grupo.

Foto: Montagem/ ViagoraDeputados federais do Piauí
Deputados federais do Piauí

Os blocos formados no dia 1º de fevereiro valem para a distribuição das presidências e da composição das comissões pelos quatro anos da legislatura.  No caso da eleição da Mesa, novos blocos podem ser formados.

Ainda segundo a Câmara, o andamento do pleito é coordenado pelo deputado mais idoso e com o maior número de legislaturas. É preciso a presença de pelo menos 257 deputados para que a votação seja iniciada.

Na ocasião, cada deputado registrará de uma vez só seus 11 votos, que traz as fotos dos candidatos. O voto é secreto e realizado através de cabine eletrônica, assim como em eleições usuais.

Já apuração é feita por cargo, sendo iniciada pelo presidente da Câmara. O candidato, para ser eleito, precisa ser maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Assim que o voto do novo presidente for apurado, os demais começarão a ser analisados, na ordem: dois vice-presidentes; quatro secretários; e quatro suplentes.

Piauí:

Os dez deputados federais eleitos pelo Piauí também participam do rito de posse. Dentre os nomes há novatos como Júlio Arcoverde (Progressistas) e Francisco Costa (PT) que assumem a cadeira pela primeira vez. Parlamentares também foram reeleitos como Flávio Nogueira (PT) e Marcos Aurélio Sampaio (PSD).

Rejane Dias foi eleita para mais um mandato na Casa, contudo foi indicada a uma vaga no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e deixou a legislatura para assumir o cargo de conselheira em 13 de janeiro deste ano. Em seu lugar quem assumirá o parlamento federal será seu suplente Merlong Solano (PT).

Confira a lista com os deputados federais eleitos no Piauí:

Júlio Cesar (PSD)

Dr. Francisco (PT)

Castro Neto (PSD)

Merlong Solano (PT) em substituição a Rejane Dias

Júlio Arcoverde (PP)

Florentino Neto (PT)

Flávio Nogueira (PT)

Átila Filho (PP)

Jadyel da Jupi (PV)

Marcos Aurelio Sampaio (PSD)

Programação:

-  10 horas - posse

-  13 horas - fim do prazo para a formação de blocos parlamentares

-  14 horas - reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa

-  15h30 - fim do prazo para o registro das candidaturas e sorteio da ordem dos candidatos na urna eletrônica

-  16h30 - início da sessão destinada à eleição da Mesa

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Facebook
Veja também