Viagora

Desembargador Erivan Lopes é o novo presidente do TJ do Piauí

Os desembargadores José James Gomes e Ricardo Gentil Dantas foram eleitos vice-presidente e corregedor geral, respectivamente.

O desembargador Erivan Lopes foi aclamado presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, em eleição realizada na manhã desta segunda-feira (07). Os desembargadores José James Gomes e Ricardo Gentil Dantas foram eleitos vice-presidente e corregedor geral, respectivamente.

A escolha do desembargador Erivan Lopes foi aprovada por todos os 16 desembargadores, que ressaltaram a competência e jovialidade do próximo presidente do órgão. Erivan Lopes e os demais eleitos tomaram posse em junho deste ano para o biênio 2016/2018.

O novo corregedor geral, Ricardo Dantas comentou sobre a importância do poder legislativo para a ordem e justiça, em época de crise política. “Recebemos a gestão desse tribunal em um momento muito difícil, nesse quadro histórico da política nacional. É um momento que acompanhamos com muita apreensão e onde o poder judiciário tem hoje o poder gigantesco no sentido de manter o equilíbrio, manter a racionalidade da democracia. Estamos todos acreditando nesse poder, porque é nosso fio de salvação”.

Em agradecimento ao voto dos demais desembargadores, Erivan Lopes também ressaltou a alegria de ser um dos mais jovens magistrados. “Eu quando me candidatei a uma vaga neste tribunal, visitei todos os gabinetes de desembargadores e um deles me fez um questionamento, se eu não era muito novo. E eu disse para ele: é porque tudo em minha vida acontece precocemente. E aqui está a prova, cheguei a esse tribunal e ocupei essa bancada com 42 anos de idade e hoje, só cinco anos depois, já sou merecedor da confiança de todos de assumir o posto mais importante da corte que é o de presidir os julgamentos e conduzir a administração”, declarou.


Perfil do novo presidente

Desembargador Erivan José da Silva Lopes nasceu em Santo Antonio de Lisboa -PI, em 05 de julho de 1967. Filho de José Lopes da Silva e Francisca Ana da Silva. Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, em 08 de dezembro de 1989. Especialista em Direito Processual pela Universidade Federal do Piauí (2002). Mestrando em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito de Lisboa. Advogado inscrito na OAB-PI sob o nº 2.260/91 (1990 a 1996); Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí (1996 a 2009); Chefe da Assessoria Judiciária do Gabinete do Procurador Geral de Justiça do MP/PI (2000 a 2008); Diretor Geral da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Piauí – FESMP (2005 a 2007); Chefe de Gabinete do Procurador Geral de Justiça do MP/PI (2008 a 2009). Acessado ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí em 22 de junho de 2009. Gestor, no Poder Judiciário Estadual, do cumprimento das Metas Nacionais de Nivelamento do Conselho Nacional de Justiça – CNJ (2009); Membro da Comissão de Promoção por merecimento na carreira da magistratura (2010 a 2013); Coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Crime Organizado – NECO (2011 a 2012); Coordenador Geral das Varas Criminais e de Execução Penal na estrutura administrativa da Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí, a partir de 2013; Presidente da 2ª Câmara Especializada Criminal deste Tribunal.
Mais conteúdo sobre:

Erivan Lopes

Facebook
Veja também