Viagora

Inep vai divulgar local de prova do Enem 2023 nesta terça-feira

A partir de 24 de outubro, o Cartão de Confirmação de inscrição do exame, que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, estará disponível para consulta.

Nesta terça-feira (24), o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já estará disponível para consulta, através da Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que tem vínculo com o Ministério da Educação (MEC), é o responsável pela divulgação.

Conforme o Inep, o cartão contém registros do número de inscrição, data, hora, local de prova e ainda inclui informações acerca da necessidade de atendimento especializado ou tratamento por nome social. Mesmo não sendo obrigatório, a recomendação é de que os participantes levem o cartão nos dias em que o exame será realizado, em 5 e 12 de novembro.

Ainda de acordo com o instituto, o Cartão de Confirmação de Inscrição pode ser acessado por meio do login único, efetuado na plataforma Gov.br. A partir disso, é preciso que o participante digite o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha cadastrada.

Enem

Desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem avaliando o desempenho escolar de estudantes, em especial daqueles que estão no final do 3º ano do ensino médio, encerrando a educação básica. Principal impulso para o início da educação superior no Brasil, o exame funciona através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e tem o apoio de iniciativas como o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Os resultados conquistados pelos participantes do Enem, que conta com provas objetivas e uma redação, são considerados nos processos seletivos de Instituições de ensino públicas e privadas, para o acesso ao ensino superior no país.

Além disso, as notas obtidas no exame ainda são utilizadas como parâmetro para admissão em auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que oferece financiamento para a graduação de estudantes matriculados em cursos presenciais não gratuitos.

A avaliação do Enem é também aceita por algumas instituições educacionais de Portugal, que possuem convênio com o Inep e consideram os resultados alcançados pelos participantes para o ingresso de estudantes brasileiros que demonstram interesse em cursar a educação superior no país europeu.

Os interessados podem consultar mais informações através do edital do Enem 2023, disponível no link https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-30-de-5-de-maio-de-2023-481632388 .

Com informações da Agência Brasil

Facebook
Veja também