Viagora

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira

De acordo com o Ministério da Educação, a reaplicação das provas será nos dias 12 e 13 de dezembro.

O prazo para os candidatos, que têm o direito de solicitar a reaplicação do Enem, termina nesta sexta-feira (17). Podem fazer o pedido as pessoas que tiveram problemas de logística ou de saúde – doenças infectocontagiosas.

Podem também fazer a solicitação os que não compareceram ao exame porque foram alocadas a uma distância superior a 30 quilômetros da residência informada. A reaplicação das provas será nos dias 12 e 13 de dezembro.

Segundo o Ministério da Educação, entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao candidato.

Nos casos de ausência devido a problemas logísticos, o Inep avaliará as solicitações, de acordo com as intercorrências registradas.

Como solicitar

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explicou que, “nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente”.

Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar Página do Participante e apresentar documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após o envio.

Por: Alessandra Fonseca

Com informações da agênciaBrasil

Facebook
Veja também