Viagora

Brasil tem 5,2 milhões de jovens desempregados, aponta pesquisa

De acordo com Ministério do Trabalho, do número de jovens desocupados cerca de 52% dão mulheres e 66% são pretos e pardos.

A Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego divulgou dados que apontam que 5,2 milhões de jovens entre 14 a 24 anos, estão desempregados no Brasil.

De acordo com os dados, os jovens que estão no grupo mais conhecido como nem-nem (nem trabalham, nem estudam), soma cerca de 7,1 milhão de pessoas, 60% desse número são mulheres, em sua maioria mães solteiras, e 68% são pessoas pretas e pardas.

Ainda de acordo com os dados, do número de jovens desocupados cerca de 52% dão mulheres e 66% são pretos e pardos.

Segundo os dados, 35 milhões de jovens nessa faixa etária não completaram o ensino médio. Outro dado apresentado foi a respeito das ocupações frequentes dos jovens.

Ainda segundo dados, 1,3 milhão trabalham na área do telemarketing, vendedor, operário de construção, motoboys, cuidador de animais, ajudante de cozinha e outras funções.

Conforme dados entre os anos de 2020 em 2022, cerca de 300 mil jovens trabalham em áreas de atividades técnicas, cultura, informática e comunicações.

Ainda conforme dados, em 2022, dados a respeitos de jovens que atuam como jovem aprendizes somavam cerca de 500 mil do número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho, dentre eles 57% tinha entre 14 a 17 anos, e 42% estavam entre 18 e 24 anos.

com informações de Agência Brasil

Facebook
Veja também