Viagora

ONS diz que apagão foi provocado por “separação elétrica”

Por meio de nota, o órgão afirmou que houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. “A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência".

Nesta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão que afetou 25 estados e o Distrito Federal foi resultado de uma ocorrência no sistema que causou “separação elétrica” das regiões Norte e Nordeste das Regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre as áreas. As causas dos problemas ainda são investigadas.

Por meio de nota, o órgão afirmou que houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. “A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, disse a ONS. Na prática, é como se as regiões Norte e Nordeste do país tivesse se desconectado do Sul e Sudeste. A ação programada foi para evitar que o problema se espalhasse.

A falta de energia começou por volta das 8h20 e foram atingidos as seguintes unidades do país: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Parnaíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins. Roraima foi o único estado que não foi afetado pelo apagão.

A nota informou que a energia nas regiões Sul e Sudeste foi restabelecida. “Até as 11h40, já foram recompostos 38% da carga da Região Norte e 80% da Região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste”.

A ONS destacou que “o operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões”.

Leia abaixo nota na íntegra:

“Ocorrência no SIN interrompe 16 mil MW em todas as regiões do país. Até as 11h40, já foram recompostos 13.500 MW de carga, 38% da carga da Região Norte e 80% da Região Nordeste. Recomposição concluída nas regiões Sul e Sudeste.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas."

Com informações do Metrópoles.

Facebook
Veja também