Viagora

MPEs geraram 79,8% das vagas de emprego em julho, aponta Sebrae

De acordo com dados, a porcentagem representa 113,8 mil postos de trabalho de um total de 142,7 mil, sendo em média 3.670 vagas formais geradas por dia.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgou dados que apontam que em julho, as micro e pequenas empresas (MPEs) lideram a geração de empregos no Brasil. Cerca de 79,8% das vagas abertas no país foram absorvidas pelos pequenos negócios.

De acordo com o Sebrae, a porcentagem representa 113,8 mil postos de trabalho de um total de 142,7 mil, sendo em média 3.670 vagas formais geradas por dia. Em comparação com o número de contratações efetuadas por médias e grandes empresas, que concentrou 13,5% das vagas criadas, sendo seis vezes maior.

Segundo o Sebrae, o levantamento levou em conta os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, que apresentou saldo positivo pela sétima vez seguida. Os dados mostraram também que as MPEs, só apresentou saldo inferior ao mês de janeiro de 2023, onde registrou 81% das contratações.

Conforme levantamento, o setor de serviços apresentou a abertura de 46,7 mil vagas, construção foi de 26,1 mil vagas, e comércio 25 mil vagas. O Sebrae informou também que as atividades que mais se destacaram foi a construção de edifícios com 8,6 mil vagas; restaurantes e outros estabelecimentos de serviços de alimentação e bebidas que registraram 5,8 mil; e transporte rodoviário de carga com 4,4 mil.

Ainda conforme dados, as médias e grandes empresas se destacaram nos setores da indústria de transformação com 6,5 mil empregos formais, serviços com 5,8 mil e agropecuária registrando 4,7 mil vagas.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Sebrae

Brasil

Facebook
Veja também