Viagora

Presidente Lula sobrevoa região atingida pelas chuvas no Maranhão

De acordo com a Defesa Civil, o estado segue monitorando os casos e os danos causados à população por conta do período chuvoso.

Na manhã deste domingo (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sobrevoou a cidade de Trizidela do Vale, no Maranhão, cuja região foi a mais atingida pelas fortes chuvas que caíram nos últimos dias. O governador do estado, Carlos Brandão (PSB) esteve acompanhando na comitiva.

Juntamente com o chefe do Executivo, esteve os ministros da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; da Secretária de Relações Internacionais, Alexandre Padilha; da Secretaria de Comunicação Social da Previdência da República; Paulo Pimenta Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés; e do Trabalho e Previdência, Luiz Marinho.

Foto: Divulgação/InstagramPresidente Lula
Presidente Lula

Situação de emergência

O governo do Maranhão já decertou situação de emergência de 64 municípios maranhenses devido às inundações. Segundo o Corpo de Bombeiros do MA, cerca de 35.900 mil famílias foram afetadas pela elevação das águas. Ao menos 7,7 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. Foram registradas seis mortes por conta das fortes chuvas, desde março.

O Corpo de Bombeiros do Maranhão afirma que nova rios, além de riachos e açudes, transbordaram. Em alguns municípios, a situação fica mais complicada, como Buriticupu, em estado de calamidade pública. A cidade que fica 395 km de São Luís, com 72 mil habitantes, é assolado por voçorocas, fenômeno geológico que cria cratera gigantes.

Na cidade de Alto Alegre do Pindaré, que fica 220 km de São Luís, também é outro caso de gravidade. O município está debaixo d’água e ficou isolado após as chivas. A rodovia estadual que dá acesso à cidade, a MA-119, está completamente alagada. Ao todo, 450 famílias estão desabrigadas. Para se locomover, os moradores têm usado canoas e barcos improvisados.

De acordo com a Defesa Civil, o estado segue monitorando os casos e os danos causados à população por conta do período chuvoso. Foram enviados 34 mil litros de água, 21 mil cestas básicas e 3.450 colchões para os desabrigados.

Com informações Agência Brasil

Facebook
Veja também