Viagora

72% dos integrantes do regime aberto não possuem ensino médio

Os dados são do Núcleo Multidisciplinar da Vara de Execuções Penais de Teresina.

O Núcleo Multidisciplinar da Vara de Execuções Penais de Teresina, do Tribunal de Justiça do Piauí realizou um levantamento sobre o perfil socioeconômico de condenados no regime aberto, beneficiados no programa Reconstruindo Vidas. O levantamento constatou que 72,2% dos inscritos não possuem ensino médio.

O levantamento foi obtido com os dados inserido no Sistema de Cadastro de Reeducandos e Egressos do Sistema Prisional (SICARE), que conta com 275 perfis cadastrados por interessados no programa.

  • Foto: Divulgação/Tribunal de Justiça do PiauíGrau de instituição dos reeducandos do regime aberto.Grau de instituição dos reeducandos do regime aberto.

A pesquisa constatou que, em relação ao nível educacional dos reeducandos,  72,2% não chegaram ao ensino médio, sendo que a maior parte, 24,5% da amostra possui ensino fundamental secundário incompleto.

Conforme o levantamento, os 90,2% dos integrantes do regime aberto e cadastrados no Sicare, pertencem ao sexo masculino. Cerca de 65,8% possuem entre 25 e 39 anos de idade.

  • Foto: Divulgação/Tribunal de Justiça do PiauíAtividades desempenhadas antes da condenação.Atividades desempenhadas antes da condenação.

Outro campo analisado foi em relação as atividades laborais. A pesquisa apontou que 68,7% dos internos do regime aberto possuem experiência profissionais. A área de construção civil foi a que mais teve participação da amostra, com 46 pontos percentuais.

Facebook
Veja também