Viagora

Adolescente é assassinado no Centro Educacional Masculino de Teresina

Dois menores assumiram a autoria do crime, mas segundo o diretor da unidade, Anselmo Portela, sete internos estavam dentro do alojamento.

Foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (26), o adolescente Jonatas da Silva Cardoso, de 16 anos, que cumpria medida socioeducativa por roubo no Centro Educacional Masculino (CEM), localizado no bairro Itaperu, zona norte de Teresina. O menor era natural de Floriano e estava há cinco dias na unidade.

A morte do menor foi causada por perfurações com ferros pontiagudos e asfixia, arrancados da estrutura do local. Conforme as investigações preliminares, a motivação teria sido um desentendimento entre a vítima e os acusados. A perícia técnica e policiais da Delegacia de Homicídios estiveram no local para iniciar o processo de apuração dos fatos. Segundo informações da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC), o homicídio foi cometido por jovens que estavam no mesmo alojamento que ele, o 3 da Ala E. Dois menores de iniciais de I.S.S.L, de 17 anos e J.H.S, de 16 anos, assumiram a autoria do crime, mas segundo o diretor da unidade, Anselmo Portela, sete internos estavam dentro da cela.

A dupla que assumiu o crime foi encaminhada para a Central de Flagrantes da Capital e, em seguida, ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exames de corpo de delito. Depois, foram levados para o Complexo de Defesa da Cidadania, em cumprimento de Medida Cautelar e por medida de segurança.

Em nota, a Sasc informou que está sendo prestada a devida assistência aos familiares da vítima e as providências necessárias para liberação e o transporte do corpo, que será encaminhado para a cidade de Floriano. O velório e sepultamento também ficarão sob responsabilidade desta secretaria.

Centro Educacional Masculino


Atualmente, o CEM conta com uma superlotação de mais de 200% da quantidade de vagas existentes. São 156 adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, quando o local tem espaço apenas para 60 internos. Está previsto para o dia 07 de novembro deste ano, o lançamento do edital para reforma e ampliação do local, com investimento total de R$ 1,7 milhão, oriundos de empréstimo realizado para Governo do Estado.
Facebook
Veja também