Viagora

Aécio é denunciado ao STF por corrupção e obstrução de Justiça

Também foram denunciados a irmã e o primo de Aécio, e um ex-assessor do senador Zeze Perrela.

Nesta sexta-feira (02), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou o senador Aécio Neves (PSDB) pelos crimes de corrupção passiva e obstrução da Justiça ao Supremo Tribunal Federal (STF). Aécio já é alvo de oito inquéritos no Supremo. 

A irmã de Aécio, Andrea Neves; o primo, Frederico Pacheco; e o ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela (PMDB-MG), Mendherson Souza Lima, também foram denunciados por corrupção passiva.

A denúncia é baseada nas investigações da Operação Patmos, em razão da qual Aécio foi afastado do mandato parlamentar, e Andrea Neves, Pacheco e Souza Lima foram presos. Eles foram citados nas delações premiadas de executivos da JBS.

  • Foto: Facebook/AécioNevesOficialSenador Aécio Neves (PSDB-MG) citado na delaçãoSenador Aécio Neves (PSDB-MG) foi citado na delação da JBS

A denúncia contra Aécio Neves será analisada pelo relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, que vai notificar os acusados a apresentarem defesa. O ministro levará o caso à Primeira Turma do STF, que decidirá se Aécio vira réu pela acusação.

Diante das acusações, Aécio Neves se diz "vítima de uma armação". Um dos elementos da investigação é uma gravação do empresário Joesley Batista, dono da empresa JBS, que registrou o senador pedindo R$ 2 milhões ao empresário.

Facebook
Veja também