Viagora

Aeroporto de Parnaíba completa 46 anos nesta quinta-feira (19)

O local é administrado pela Infraero e conta com voos para Campinas e Teresina.

Em operação desde 1971, o Aeroporto Internacional de Parnaíba - Prefeito Dr. João Silva Filho, chega ao seu 46º aniversário nesta quinta-feira (19). O local é administrado pela infraero atualmente possui pontes aéreas com os aeroportos de Campinas (SP) e Teresina.

O nome do terminal homenageia o médico e ex-prefeito João Tavares da Silva Filho, que chefiou o executivo municipal da cidade por dois mandatos (1967 a 1970 e 1983 a 1988). No início de suas operações, o aeródromo era de responsabilidade do Segundo Comando Aéreo Regional (Comar II) e, em seguida, pelo Governo do Estado do Piauí, passando por último para o controle da Infraero em 2004.

  • Foto: Divulgação/InfraeroAeroporto de Parnaíba completa 46 anos de formação.Aeroporto de Parnaíba completa 46 anos de formação.

O terminal parnaibano tem rotas operadas pela empresa aérea Azul, ligando a cidade piauiense os aeroportos de Viracopos (Campinas) e Senador Petrônio Portela (Teresina). Há também uma empresa de Táxi Aéreo, a General Service Aviation- Gensa, que opera a rota para a capital piauiense. Todos os voos possuem regularidade semanal. O aeroporto também conta com habilitação para operar tráfego aéreo internacional de passageiros desde 2005.

O aeródromo está localizado no centro da Rota das Emoções, sendo uma importante porta de entrada para a rota turística. Fora isso, é considerado o aeroporto nacional mais próximo da Europa.

A estrutura do complexo aeroportuário possui uma área total de 2,33 milhões de m², contando com um terminal de passageiros de 2,9 mil m² e uma pista de pousos e decolagens, que tem 2,5 mil metros de comprimento com 45 metros de largura. O aeroporto tem capacidade para operação de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, que pode transportar até 300 passageiros.

Mais conteúdo sobre:

Parnaíba

Piauí

Facebook
Veja também