Viagora

Agentes abortam tentativa de fuga na penitenciária de Esperantina

Os detentos cerraram as grades da cela A. da triagem interna e foram encontrados no corredor central, prestes a cometer a fuga.

Por volta das 22h desse domingo (27), agentes da Penitenciária Regional de Esperantina, localizada a 190 km de Teresina, conseguiram abortar a fuga de oito presos do local. Eles foram encontrados no corredor central do presídio, após cerrarem as grades da cela A, da triagem interna.

Segundo informações repassadas ao GP1 pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), Zé Roberto, os agentes penitenciários detectaram uma movimentação anormal no corredor de acesso aos pavilhões durante uma ronda de rotina e, ao adentrarem no corredor, se depararam com oito detentos prestes a fugirem do presídio.

Eles foram identificados como Romário José da Conceição, Leonardo Lira da Silva Oliveira, Francisco Rafael Soares Cardoso, Francisco Gilmar de Sousa Silva, Wesley Sales da Silva, Marcos da Cruz Vieira dos Santos, Messias Ribeiro de Castro e Akcio Valério de Oliveira.

Superlotação e falhas no sistema prisional

Atualmente, a penitenciária projetada para atender 157 presos conta com 400, quase três vezes mais que a capacidade permitida e com apenas cinco agentes penitenciários por dia para atender essa superlotação. Além disso, há mais de dois anos, a cerca elétrica do local não funciona.

Para Zé Roberto, são necessárias providências e atenção urgentes por parte do Estado em relação aos estabelecimentos do sistema prisional. “Faltam vagas para detentos, viaturas, geradores de energia e vários itens básicos para os agentes como rádios de comunicação, lanternas para iluminação noturna, armamento não letal e algemas. Diariamente, ocorrem atrasos ou cancelamentos de audiências judiciais por falta ou escassez de viaturas”, destacou.
Facebook
Veja também