Viagora

Alunos de Água Branca recebem medalhas por competição nacional

A solenidade ocorreu no Ginásio João Tataíra e contou com a presença dos alunos, pais, professores, funcionários e de diversas autoridades municipais, dentre eles, o prefeito da cidade, Jonas Moura.

Para celebrar o bom resultado dos alunos aguabranquenses na 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na 9ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), a Prefeitura de Água Branca, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou a entrega das medalhas aos alunos ganhadores da rede municipal, nessa segunda-feira (30).

A solenidade ocorreu no Ginásio João Tataíra e contou com a presença dos alunos, pais, professores, funcionários e de diversas autoridades municipais, dentre eles, o prefeito da cidade, Jonas Moura. Ao todo, a cidade ganhou 307 medalhas na OBA, ficando em segundo lugar no Piauí, porém, com mais medalhas de outro que a capital, Teresina. O município quase triplicou o número de medalhas desde 2012.

Já na MOBFOG, a primeira participação do município já alcançou o primeiro lugar absoluto no Estado, com 50 medalhas, sendo 13 de ouro. "Proporcionalmente, nós estamos em primeiro lugar no Piauí nas duas competições, o que nos traz muito orgulho. Quando você compara o nosso desempenho com o da capital, por exemplo, você percebe o quanto nós nos destacamos. Nossa cidade tem cerca de 17 mil habitantes, enquanto Teresina é uma capital com quase um milhão de pessoas", comemora o prefeito Jonas Moura.

Para celebrar mais uma conquista, o aluno Ian Carlos dos Santos, estudante da E. M. Joaquim Calado, foi apresentado como o medalhista de outra competição nacional: a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), de 2015. O aluno, de apenas 12 anos, e que cursa do 7º ano do Ensino Fundamental, foi o único medalhista da cidade na competição, com uma medalha de bronze. "Eu tenho muita fé e isso me ajudou. Também devo muito ao incentivo da minha família, principalmente da minha mãe", diz Ian Carlos.

A secretária municipal de Água Branca, Cleidimar Tavares, credita o sucesso nas competições ao time da rede municipal: "Não seria possível estarmos aqui comemorando esses resultados não fosse a integração entre a escola e a família, aos gestores escolares, aos professores, aos pais e alunos que se esforçaram ao máximo. Tudo isso é o reflexo do trabalho em equipe", declara Cleidimar Tavares.

Várias apresentações culturais dos alunos marcaram a noite, como o número de dança feito pelas meninas da E. M. Maria de Sousa e o coral apresentado pela E. M. Adelaide Rosa. Todos os alunos subiram ao palco do Ginásio para receberem as medalhas das mãos das autoridades. Os professores da rede municipal de Educação também foram homenageados pela conquista.

"A Secretaria Estadual de Educação está de braços abertos para parcerias com Água Branca. O município surpreende com os resultados alcançados nas competições e deve ser exemplo para todo o Piauí", diz a professora Conceição Andrade, representante da secretária estadual de Educação, Rejane Dias, na solenidade.

Escolas medalhistas

Na OBA, foram medalhistas as escolas municipais Adelaide Rosa, Maria de Sousa, Ennes Fonseca, Anatália Carneiro, João Justo, Joaquim Calado, Lourenço Lima, Jeremias Catarino e Perpétua Cordeiro. Na MOBFOG, receberam medalhas as escolas Adelaide Rosa, Anatália Carneiro, Maria de Sousa e Perpétua Cordeiro.
Facebook
Veja também