Viagora

Apesar das fortes chuvas no Piauí o carro-pipa abastece centenas de famílias da zona rural de Picos

Na cidade de Picos, a situação não é diferente, centenas de famílias das pequenas comunidades rurais, como Custaneira, Juaí, Serra do Tanque, Chapada do Mocambo, Chapada do Fio, e algumas residências

A Operação Carro-Pipa coordenada pelo Exército Brasileiro junto aos municípios tem trazido esperança para o povo nordestino que sofre com a falta de chuvas. No Piauí 80 municípios são atendidos por meio da operação. Na cidade de Picos, a situação não é diferente, centenas de famílias das pequenas comunidades rurais, como Custaneira, Juaí, Serra do Tanque, Chapada do Mocambo, Chapada do Fio, e algumas residências da Chapada dos Três Potes são beneficiadas com o programa.

De acordo com o secretário da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, o programa tem sido de grande ajuda para o município, e a meta é dar continuidade. “A distribuição vai continuar, pois as chuvas não foram o suficiente para abastecer as cisternas, pois nós temos em média 300 cisternas na região de Picos nesta área atingida pela falta d’água” disse Oliveiro Luz.
Imagem: ReproduçãoPopulação em busca de água.(Imagem:Reprodução)População em busca de água.

A água que abastece as famílias atendidas pelo programa é proveniente de poços artesianos de Picos e da cidade de Dom Expedito Lopes que são distribuídas por carros-pipa. Devido a grande demanda outros veículos do município também auxiliam no serviço. Além disto, a água utilizada passa por um teste de potabilidade.

A distribuição é realizada mensalmente através dos tikets, onde cada vale corresponde a uma carrada de água, podendo esta ser distribuída com mais de uma família dependendo da necessidade. O secretário da Defesa Civil, Oliveiro Luz, alerta que o serviço não atende a todas as famílias.

“Não existe um critério básico, todas as pessoas que tenham a necessidade podem ser atendidas, apenas se é feito um cadastro antes, e o coordenador local distribui os tikets às famílias. No entanto, a demanda é grande, eu recebo 50 telefones por dia de pessoas pedindo água, e infelizmente não dá para atender tudo, mas com a operação Carro-Pipa, e os veículos do município tem diminuído consideravelmente a necessidade”, ressaltou o secretário.
Facebook
Veja também