Viagora

Aplicativo “Gestão Transparente” vai monitorar gestão pública

O aplicativo é gratuito e está disponível na Play Store do sistema operacional Android.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), conselheiro Olavo Rebelo, recebeu na semana passada, o auditor governamental, Márcio Barros, da Controladoria Geral do Estado (CGE-PI), e o professor José Bringel, do projeto “Cuia” do curso de Programação de Computadores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), para a apresentação do aplicativo “Gestão Transparente”.

A tecnologia é o resultado final de uma parceria entre a CGE e a UESPI.  O aplicativo consiste em uma ferramenta à disposição do cidadão para o acompanhamento e a fiscalização da gestão pública.  

Para o procurador-geral do TCE-PI, Plínio Valente, “o ponto chave desse aplicativo está no fato de que atualmente o cidadão que faz, por exemplo, uma denúncia não sabe o que acontece com a sua denúncia, fica sem resposta, e esse programa muda isso, ele garante o retorno imediato ao cidadão que o utiliza. Trata-se de um instrumento responsivo” afirmou o procurador.

  • Foto: Yury Pontes/VIAGORAAplicativo Gestão TransparenteAplicativo Gestão Transparente

José Bringel acredita que, “trata-se de uma ferramenta que aumenta e melhora o canal de comunicação entre o poder público e a sociedade”.

O auditor Márcio Bastos ressaltou que o objetivo é aumentar a transparência e a fiscalização dos recursos públicos. “A nossa intenção é de somar esforços com o TCE-PI no sentido de agregar mais um órgão fiscalizador ao nosso projeto”, explicou.

Já o presidente do TCE-PI, Olavo Rebelo, colocou o Tribunal à disposição para a parceria e valorizou o programa como uma ferramenta de controle do cidadão “que deve, sempre que possível, ser partícipe no processo fiscalizatório” comentou. 

O aplicativo “Gestão Transparente” é gratuito e está disponível na Play Store do sistema operacional Android, para smartphones e tablets. Em breve a tecnologia também estará disponível na plataforma iOS.

Facebook
Veja também