Viagora

Artistas fazem show “Viva Dominguinhos” no Teatro 4 de Setembro

O evento é beneficente e vai ajudar o Lar da Esperança e o AMHOR.

A IV edição do show solidário “Viva Dominguinhos”, leva ao palco do 4 de Setembro mais de dez artistas para homenagear a obra do cantor pernambucano e ajudar duas instituições beneficentes de Teresina.

A apresentação está marcada para às 18 horas desta quinta-feira (20), com os artistas: Adelson Viana (CE), Clodo Ferreira e Júlio Medeiros e banda, Lázaro do Piauí, Gonzaga Lú, Flávio Augusto, Ivan Silva, Bel Lima, Luís Marcos, Zé Colmeia e Marinaldo do Forró. A abertura do show fica por conta da Orquestra Sanfônica Dominguinhos.

  • Foto: Dvulgação/AscomDominguinhos é homenageado em festival beneficente no 4 de Setembro.Dominguinhos é homenageado em festival beneficente no 4 de Setembro.

Idealizado pelo cantor Marinaldo do Forró, o evento recebe o apoio dos artistas envolvidos e tem fim beneficente, com recursos destinados para o Lar da Esperança, que cuida de portadores do vírus HIV, e para a AMHOR - Associação de Portadores de Mielomeningocele, Hidrocefalia e Transtornos Neurológicos.

Além disso, o evento tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Complexo Cultural Club dos Diários/Theatro 4 de Setembro.

“Além de homenagear e manter viva a obra de Dominguinhos, vamos poder ajudar entidades que precisam. Queremos ver o teatro lotado”, afirmou o idealizador do evento, o cantor Marinaldo do Forró. Além de admirador do trabalho de Dominguinhos, Marinaldo já tocou ao lado do pernambucano. “Participei do último show dele em Teresina, em novembro de 2010”, contou.

  • Foto: Divulgação/AsscomMarinaldo do Forró idealizou o Viva Dominguinhos.Marinaldo do Forró idealizou o Viva Dominguinhos.

Alguns dos cantores que participarão do evento já dividiram palco com o musicista pernambucano. “Adelson Viana, que participa do evento pela terceira vez, gravou o último CD de Dominguinhos”, completou Marinaldo. O valor do ingresso é de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), mais um pacote de leite.

O Sanfoneiro Dominguinhos

José Domingos de Morais conhecido como Dominguinhos, foi um instrumentista, cantor e compositor brasileiro. Exímio sanfoneiro, teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Teve em sua formação musical influências de baião, bossa nova, choro, forró, xote e jazz.

Ele nasceu na cidade de Garanhuns, agreste pernambucano, oriundo de uma família humilde e numerosa, eram ao todo dezesseis irmãos. O pai, "mestre Chicão", era um conhecido sanfoneiro e afinador de sanfonas e sua mãe era conhecida como "dona Mariinha", ambos alagoanos.

Desde menino José Domingos já se interessava por música, por influência do pai, que lhe deu de presente uma sanfona de oito baixos. Aos seis anos de idade aprendeu a tocar o instrumento e começou a se apresentar com os irmãos seus irmãos, Moraes e Valdomiro, com quem formava o trio Os Três Pinguins em feiras livres e portas de hotéis em troca de algum dinheiro. No início da formação, tocava triângulo e pandeiro, passando depois a tocar sanfona.

O seu exímio desempenho no último instrumento lhe rendeu o apelido “Neném do acordeom” em Garanhuns.  Luiz Gonzaga ainda batizou o rapaz, dando-lhe o apelido de Dominguinhos, seu futuro nome artístico. Para o velho Lua, a alcunha de “Neném do Acordeon” não ajudaria na carreira como músico.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também