Viagora

Astrogildo Assunção é empossado como juiz do TRE-PI até 2019

Astrogildo diz que chegou a esse cargo com um propósito, o de “contribuir para resguardar a legitima manifestação popular nas urnas”.

O Astrogildo Mendes de Assunção Filho tomou posse hoje (10) no cargo de Juiz Membro da Egrégia Corte Eleitoral, na categoria de jurista, para o biênio 2017/2019. Ele substitui o juiz Agrimar Rodrigues de Araújo, cujo mandato terminou no dia 09 de junho.

Astrogildo já era Juiz Substituto desde o ano de 2015 e a escolha ocorreu após votação no Tribunal de Justiça do Piauí, que elegeu uma lista tríplice encaminhada para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e posteriormente para a Presidência da República.

Ele é natural de Teresina, mas tem raízes em Piripiri. Graduou-se em Direito pela Universidade Estadual do Piauí. É pós-graduado, em nível de especialização, em Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Processo Civil e Direito Tributário.

  • Foto: AscomA procuradora de Teresina Georgia Nunes, Astrogildo Assunção e Margarete CoelhoA procuradora de Teresina Georgia Nunes, Astrogildo Assunção e Margarete Coelho

Astrogildo também Já exerceu a função de Presidente da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/PI; Presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB/PI; membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PI e Conselheiro da OAB/PI. Foi nomeado Juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí em outubro de 2015.

Advogado desde o ano de 2002, integrou a banca de advogados do Escritório Furtado Coelho até o ano de 2010, quando iniciou as atividades do seu próprio escritório de advocacia.

“Venho para essa Corte como um simples curioso do direito. Tentarei passar a experiência adquirida ao longo de uma década e meia atuando na justiça eleitoral, justiça esta que tem por objetivo preservar a vontade do eleitor e garantir a igualdade de oportunidades entre os candidatos”, disse o novo juiz do TRE, em seu discurso de posse.

Ele conclui dizendo que chegou a esse cargo com um propósito, o de “contribuir para resguardar a legitima manifestação popular nas urnas”.

Facebook
Veja também