Viagora

Atletas do Ceir participam de seletiva para Campeonato Brasileiro de Parabadminton

Competição acontecerá em Teresina entre os dias 26 e 27 de abril, no Theresina Hall.

A convite de membros da Confederação Brasileira de Parabadminton, os paratletas do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) estão participando da seletiva para o Campeonato Brasileiro de Parabadminton, que pela primeira vez acontecerá em Teresina, entre os dias 26 e 27 de abril. Além de participarem da competição, a ideia é ver a adaptação dos pacientes do Ceir para o esporte e, quem sabe, implantar a modalidade no programa de reabilitação oferecido pela instituição.

Uma nova rodada da seletiva está marcada para esta quarta-feira (9), às 10h30, no auditório do Ceir. O trabalho vem sendo direcionado aos paratletas que já atuam na seleção de basquete para cadeirantes, formada por pacientes em reabilitação no Ceir. Paulo Roberto Lima, de 41 anos, é um desses atletas e participou da primeira etapa da seletiva, realizada no início desta semana.

“A prática do basquete me ajuda na parte cognitiva e motora, por isso vejo com bons olhos a oportunidade de praticar mais uma modalidade esportiva. Estou tentando pegar o jeito do jogo e acho que vai dar para encarar a competição”, diz Paulo Roberto, que há cinco anos perdeu parte dos movimentos das pernas por conta de uma doença congênita. Desde então, ele precisa de uma cadeira de rodas para se locomover e faz tratamento de reabilitação no Ceir.

O educador físico Childerico Robson, coordenador da Reabilitação Desportiva do Ceir, afirma que, além de descobrir possíveis paratletas do badminton na competição, a seletiva pode resultar na inclusão da modalidade entre as que já ajudam na reabilitação de pacientes no Centro, a exemplo do basquete, futebol, capoeira e natação. “A modalidade pode contribuir com a reabilitação e tem baixo custo para implantação. Vamos ver os resultados na competição”, completa.

O treinador e organizador do Campeonato Nacional de Parabadminton, Tamyack Macedo, também aposta na viabilidade da parceria entre o Ceir e a Confederação. “Aqui, em Teresina, temos outros dois locais com a prática do parabadminton e um time no Ceir viria para reforçar a modalidade no Estado, a fim de formarmos uma seleção piauiense”, diz.

O Campeonato Nacional de Parabadminton acontecerá no Theresina Hall e já conta com inscrições de atletas do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo, além do Piauí. A inscrição custa R$40 e pode ser feita no http://www.badminton.org.br/ ou no email [email protected]r.
Facebook
Veja também