Viagora

Atriz Eva Todor morre aos 98 anos no Rio de Janeiro

A atriz faleceu em sua residência em decorrência de uma pneumonia.

A atriz Eva Todor faleceu aos 98 anos às 8h50 deste domingo (10), vítima de pneumonia. Ela estava internada em domicílio desde 9 de setembro. A atriz será cremada, mas não foram definidos data e horário.

Conforme o G1, Eva Todor tinha mais de 80 anos de carreira no teatro e na TV. Passou a viver reclusa em sua casa, na zona sul do Rio de Janeiro após ser diagnosticada com Mal de Parkinson. Antes de ir para casa, em 9 de setembro, ela chegou a ser internada na Casa de Saúde São José.

Nascida na Hungria em 09 de novembro de 1919, Eva Fódor Nolding era filha de uma designer de moda e de um comerciante de tecidos finos, que impulsionaram a jovem no mundo da arte. Ela foi matriculada, aos quatro anos de idade, na Ópera Real da Hungria.

  • Foto: Reprodução/Facebook/Varela NotíciasA atriz Eva Todor veio a óbito na manhã deste domingo (10).A atriz Eva Todor veio a óbito na manhã deste domingo (10).

Devido à crise vivenciada no país pela primeira guerra mundial, Eva e sua família imigram para o Brasil. Ainda assim, a criança continua com suas aulas de balé, se apresentando no Teatro Municipal de São Paulo, aos nove anos de idade.  Sua carreira iniciou na década de 1930, onde começou a ascender nos teatros. Foi nessa época que ela adotou seu nome artístico, uma versão aportuguesada de seu nome.

Na década de 1960, estreou no cinema com o filme “Os Dois Ladrões”, de Carlos Manga. Sendo contratada pela TV Tupi, no ano seguinte. Mesmo fazendo papéis dramáticos, seu êxito foi em comédias. Sua estreia na TV Globo foi 1977, com a novela Locomotivas, de Cassiano Gabus Mendes.

Presente de formas constante na teledramaturgia, Eva Todor atuou em Coração Alado (1980), Sétimo Sentido (1982), O Outro (1987), Top Model (1989), Brava Gente, Malhação (1995), Hilda Furacão (1998), O Cravo e a Rosa (2000), Sob Nova Direção, A Diarista (2004), América (2005), Casos e Acasos (2008), Caminho das Índias (2009) e Salve Jorge (2012) – seu último trabalho.

Facebook
Veja também