Viagora

Avião que levava time da Chapecoense cai e deixa mortos na Colômbia

De acordo com o G1, no voo havia 81 pessoas e até o momento as autoridades colombianas confirmam a morte de 75 entre passageiros e tripulantes.

Um avião que transportava a delegação do time da Chapecoense caiu na madrugada desta terça-feira (29), e deixou pelo menos 75 pessoas mortas, quando se deslocava para Medelin, na Colômbia, onde a equipe faria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.

De acordo com o G1, no voo havia 81 pessoas e até o momento as autoridades colombianas confirmam a morte de 75 entre passageiros e tripulantes. Algumas delas foram resgatadas com vida: os jogadores Alan Ruschel (lateral direito), Helio Zempier Neto (zagueiro) e Follmann (goleiro), o jornalista Rafael Henzela, a comissária Ximena Suarez e o técnico Erwin Tumiri, ambos da tripulação. O goleiro Danilo também chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos.

General José Acevedo, chefe da polícia de Antioquia disse por volta das 5h da manhã que iriam iniciar o processo de retiragem dos corpos. "Estamos trabalhando também para resgatar os corpos dos mortos entregar às suas famílias. Conseguimos resgatar cinco pessoas com vida. Quando amanhecer, vamos retirar os corpos e iniciar o processo para enviar ao país de origem das pessoas."

A imprensa local informou que a aeronave perdeu o contato com a torre de controle às 22h15 (1h15 no horário de Brasília) e caiu ao se aproximar do Aeroporto José Maria Córdova, em Rionegro, perto de Medellín. Desde então, uma operação de emergência foi ativada para atender ao acidente.

A confirmação do resgate do zagueiro Neto aconteceu por volta das 8h30 da manhã. O jornal de Medellín "O Colombiano" afirma que a equipe de resgate ouviu gemidos às 4h40 da manhã e conseguiu tirá-lo dos escombros em cerca de 20 minutos.

Autoridades, jornalistas e pessoas ligadas ao esporte lamentaram o acidente.

Confederação Brasileira de Futebol:

"A CBF manifesta a sua consternação com as notícias que chegam da Colômbia, dando conta de um acidente com o avião que transportava a delegação da Chapecoense, jornalistas e convidados, a caminho do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Estamos em contato com a Conmebol, autoridades locais e representantes do clubes em busca de mais informações, antes de quaisquer possíveis medidas quanto ao andamento do futebol brasileiro.
Desde já, manifestamos a nossa solidariedade e direcionamos nossas orações aos passageiros e tripulantes do voo. #ForçaChape"

Presidente Michel Temer:

"Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade. Estamos colocando todos os meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível. A aeronáutica e o Itamaraty já foram acionados. O governo fará todo o possível para aliviar a dor dos amigos e familiares do esporte e do jornalismo nacional."

Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol):

"A Confederação Sul-Americana de Futebol confirma que foi notificada por autoridades colombianas de que o avião que viajava a delegação da Chapecoense, do Brasil, sofreu um acidente em sua chegada a Colômbia. Estamos em contato com autoridades e na espera de notícias oficiais. A família Conmebol lamenta enormemente o ocorrido. Todas as atividades estão suspensas até novo aviso. O presidente Alejandro Domínguez está se dirigindo a Medellín."

Veja a relação de quem estaria a bordo:

Delegação da Chapecoense:

Alan Ruschel
Ananias Monteiro
Arthur Maia
Bruno Rangel
Aiton Cesar
Cleber Santana
Marcos Padilha
Dener Assunção
Filipe Machado
Jakson Follmann
José Paiva
Guilherme de Souza
Everton Kempes
Lucas da Silva
Matheus Btencourt
Hélio Zampier
Sérgio Manoel Barbosa
William Thiego
Tiago da Rocha
Josimar
Marcelo Augusto
Mateus Lucena dos Santos
Luiz Saroli
Eduardo Filho
Anderson Araújo
Anderson Martins
Marcio Koury
Rafael Gobbato
Luiz Cunha
Luiz Grohs
Sérgio de Jesus
Anderson Donizette
Andriano Bitencourt
Cleberson Fernando da Silva
Emersson Domenico
Eduardo Preuss
Mauro Stumpf
Sandro Pallaoro
Gelson Merísio
Nilson Jr.
Decio Filho
Jandir Bordignon
Gilberto Thomaz
Mauro Bello
Edir De Marco
Daví Barela Dávi
Ricardo Porto
Delfim Pádua Peixoto Filho

Profissionais de imprensa:
Guilherme Marques, da Globo
Ari de Araújo Jr., da Globo
Guilherme Laars, da Globo
Giovane Klein Victória, da RBS
Bruno Mauri da Silva, da RBS
Djalma Araújo Neto, da RBS
André Podiacki, da RBS
Laion Espíndola do Globo Esporte
Victorino Chermont da Fox
Rodrigo Santana Gonçalves da Fox
Devair Paschoalon da Fox
Lilacio Pereira Jr. da Fox
Paulo Clement da Fox
Mário Sérgio da Fox
Rafael Valmorbida - Rádio FM
Renan Agnolin - Rádio FM
Fernando Schardong - Rádio AM
Edson Ebeliny - Rádio AM
Gelson Galiotto - Rádio AM
Douglas Dorneles - Rádio AM
Jacir Biavatti - Rádio FM
Ivan Agnoletto - Rádio AM

Tripulação:
Miguel Quiroga
Ovar Goytia
Sisy Arias
Romel Vacaflores
Ximena Suarez
Alex Quispe
Gustavo Encina
Erwin Tumiri
Angel Lugo
Mais conteúdo sobre:

Chapecoense

Facebook
Veja também