Viagora

Balão de transmissão de internet cai na São João da Serra

Equipamento estava em fase de pesquisa e testes de voo na região.

Um fato incomum acabou despertando a curiosidade de moradores na região Norte do Piauí, no fim da tarde de ontem (06). Um balão do Projeto Loon acabou caindo na localidade Santa Rosa, zona rural da cidade de São João da Serra, cidade vizinha de Castelo do Piauí.

Com o fato, o boato de que uma aeronave teria caído na cidade começou a se espalhar entre os moradores. A Polícia Militar precisou ir até o local averiguar, e constatou se tratar de um balão que carrega equipamentos para transmissão de Internet da empresa de tecnologia.

O Projeto Loon tem como intenção transmitir acesso à Internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas ao redor do mundo. De acordo com a assessoria da empresa X, uma holding da Alphabet, o equipamento estava em fase de pesquisa e testes de voo na região.

  • Foto: DivulgaçãoBalão da Google que caiu em São João da Serra é alimentado por energia solarBalão que caiu em São João da Serra tem equipamentos alimentados por energia solar

“Após uma rotina de pesquisa e testes de voo, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local o gerenciamento da descida segura e lenta do balão na cidade São João da Serra, Norte do Piauí. Uma equipe de resgate treinada já está a caminho para trazer o balão de volta para nossos laboratórios na Califórnia, onde nossos engenheiros poderão pesquisar mais sobre o seu voo”, informou a empresa, através de nota.

Os balões circulam em uma altura de 20 km da superfície, na estratosfera, e todos os equipamentos são alimentados com energia renovável, através dos painéis solares que ficam acoplados com os demais objetos.

  • Foto: DivulgaçãoProjeto LoonProjeto Loon

Recuperação

A equipe do Projeto Loon rastreia a localização de cada balão usando GPS, trabalhando diretamente com o controle de tráfego aéreo local para levar cada balão com segurança ao solo em áreas despovoadas. Quando um balão está pronto para ser retirado de serviço, o gás que o mantém em voo é liberado, e o paraquedas é aberto automaticamente para que o balão desça ao solo de forma controlada.

Mais conteúdo sobre:

Google

Projeto Loon

Facebook
Veja também