Viagora

Barragens se aproximam de volume morto

No quinto ano de seca seguido, os reservatórios do Estado já apresentam indício de escassez total, preocupando a população

A Secretaria do Meio Ambiente começa a instalar em agosto, réguas em todas as barragens e açudes do Piauí. O objetivo é monitorar o volume de água desses reservatórios para que seja feito um planejamento hídrico do estado, bem como um estudo da segurança desses locais. São mais de 40 barragens espalhadas de norte a sul do estado.

“Com essa medida vamos poder fazer um planejamento hídrico do estado, bem como acompanhar a segurança dessas barragens. Saber como estão às paredes e se precisam de reparos”, explica o secretário do meio ambiente, Ziza Carvalho.

De acordo com o secretário, a instalação das réguas nas barragens faz parte de um programa chamado Pró-Gestão, desenvolvido em parceria com Agência Nacional de Águas (ANA). “Estamos executando o programa e já contratamos uma empresa”, informou o secretário.

O assunto, inclusive será discutido em Brasília nesta terça-feira (7). As réguas serão instaladas em todas as barragens, independente do órgão executor. O objetivo é priorizar o abastecimento humano e a dessedentação animal e depois os demais usos, como a irrigação.

Uma empresa de consultoria da Paraíba vai fazer o treinamento de dois técnicos da secretaria para atuar no trabalho de instalação das réguas.

152 cidades em emergência

O Piauí possui atualmente 152 municípios em situação de emergência. Na última sexta-feira (3), o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, assinou um termo de compromisso entre a União e o Piauí para a destinação de recursos da ordem R$ 12 milhões. Metade do dinheiro será para a redução dos efeitos da estiagem.

Uma das novidades anunciadas por ele, é que os gestores das cidades em estado de emergência podem driblar a burocracia na busca por ajuda e, através de um simples ofício, relatar a situação ao Governo Federal.

O ministro disse que a solução é de extrema emergência e que, além do Governo Federal, os prefeitos podem buscar apoio também na Secretaria Estadual da Defesa Civil.
Facebook
Veja também