Viagora

Bita do Barão será jurado do I Festival de Tambozeiros de Teresina

Evento teve inscrições prorrogadas pela grande demanda de candidatos.

O I Festival de Tambozeiros de Teresina vai contar com a participação do Pai de Santo Bita do Barão entre os julgadores do evento. A festividade teve suas inscrições prorrogadas até o dia 30 de julho para atender um maior número de terreiros do município. Com a prorrogação as datas das eliminatórias passaram para os dias 05 e 06 de agosto. Para os interessados em participar, as inscrições são gratuitas e acontecem no prédio administrativo do Parque Lagoas do Norte.

Além da presença do umbandista, o corpo de jurados também vai ser composto por grupos afros que virão da Bahia especialmente para o evento. Cada grupo de Tambozeiro poderá ser composto por, no máximo, sete membros. Os participantes devem levar também um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que serão doados a um abrigo de idosos que será escolhido pelo CENARAB-PI.

  • Foto: Divulgação/FacebookBita do Barão será jurado foi festival de Tambozeiros em Teresina.Bita do Barão será jurado foi festival de Tambozeiros em Teresina.

Segundo Ingrid Silva, conselheira Nacional de Política Cultural representando a cultura Afro-Brasileira dentro do Ministério da Cultura, a procura pelo evento está grande.

"As inscrições estão acontecendo em ritmo acelerado e devido à alta procura decidimos aumentar o prazo. Acreditamos que este vai ser um momento para que todos que fazem parte desta cultura possam desmistificar para a população qualquer pensamento ruim sobre a prática”, disse.

O Festival tem como objetivo resgatar as manifestações culturais dos Povos de Matrizes Africanas e acontece através Prefeitura de Teresina e Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), em parceria com o Programa Lagoas do Norte, Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB), Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (SASC) e Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMEST).

O Festival será realizado em duas etapas eliminatórias e o resultado final será apresentado no dia 19 de agosto, na Ponte Estaiada, durante a 5ª edição do Cultura Negra Estaiada na Ponte. A premiação será para os três primeiros colocados: o primeiro lugar irá receber o valor de R$ 3.000,00, o segundo lugar o valor de R$ 2.000,00 e o terceiro lugar recebe um kit de atabaques.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também