Viagora

Bolsa atleta é discutida em audiência na Assembleia Legislativa

O projeto tenta beneficiar atletas piauienses e é de autoria de Marden Menezes (PSDB).

O Projeto de Lei nº 04 de 02 de março de 2017, conhecida como programa Bolsa Atleta Piauí, foi discutida hoje (10) em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. O requerimento foi do Deputado Estadual Marden Menezes (PSDB) e a audiência foi presidida por Severo Eulálio (PMDB).

  • Foto: Divulgação/AlepiDeputado Marden MenezesDeputado Marden Menezes

Atualmente previsto, o atleta não pode estar com a carteira assinada. Os atletas solicitam que possam receber o benefício mesmo com registro em carteira. Eles também querem ajuda de passagens aéreas para quando forem jogar fora do Piauí e, também, o aumento do número de bolsas que é de 70.

Para o requerente da proposta, Marden Menezes, compete ao Governo adotar medidas que incentivem a formação dos atletas piauienses. O Deputado buscava ouvir propostas para aperfeiçoar o Projeto de Lei, principalmente de representantes das entidades esportivas e entrar em consenso entre atletas e representantes do Poder Executivo.

Estão garantidos somente R$ 112 mil para o bolsa atleta, segundo o presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Esporte do Piauí (Fundespi), Paulo Martins. Ele pede que sejam assegurados recursos para o próximo ano, aproveitando o momento de tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O mesmo foi dito pelo secretário de Esporte e Lazer de Teresina, Renato Berger.

O vice-presidente da Federação Nacional de Judô, Denis Queiroz, representou os atletas. Ele pediu que os técnicos que forem beneficiados pelo Bolsa Atleta estejam vinculados aos conselhos regionais, como o de educação física. Ele defende, também, a exigência da apresentação do calendário anual de competições esportivas para manutenção do benefício.

A audiência já foi realizada na sala da Comissão de Constituição e Justiça.

O valor da bolsa inicialmente cotado é de R$ 900,00.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Marden Menezes

Facebook
Veja também