Viagora

Brasil goleia a África do Sul por 5 a 0

Oscar, Neymar (3) e Fernandinho fizeram os gols da seleção brasileira.

Os jogadores que ainda brigam por um lugar na seleção brasileira para a Copa do Mundo tiveram o adversário ideal no último teste antes da convocação final no dia 7 de maio. Diante de uma seleção frágil e que sequer se classificou para a segunda fase das eliminatórias africanas para o Mundial do Brasil, o time de Luiz Felipe Scolari dominou a partida no estádio Soccer City e venceu o amistoso por 5 a 0, em Johannesburgo. Neymar (3), Oscar e Fernandinho fizeram os gols.

- Fechamos a preparação para o Mundial com chave de ouro. Agora é descansar, jogar os campeonatos que temos que jogar e se preparar bem para a Copa - disse o zagueiro e capitão Thiago Silva.

Com poucas dúvidas em relação ao time que disputará o Mundial. Felipão usou a partida para observar dois jogadores em especial: o lateral-direito Rafinha e o volante Fernandinho. Os dois atuaram nos 90 minutos da partida e pareceram ter aproveitado a oportunidade.
O lateral do Bayern de Munique apareceu bem no ataque, mas defensivamente não foi exigido, pois a África do Sul pouco atacou durante a partida. O jogador briga com Maicon, do Roma, por uma vaga de reserva de Daniel Alves.

Já o jogador do Manchester City teve uma atuação discreta, mas apareceu ao marcar o quarto gol em uma de suas principais características: o chute de fora da área. Fernandinho disputa uma vaga no grupo com Lucas Leiva, do Liverpool, e Hernanes, do Inter de Milão.
- Acho que foi bom. Esses jogos são gostosos. A experiência com campeonatos como a Liga dos Campeões ajuda muito nessa hora - disse Rafinha.

Outros jogadores que ainda precisavam ser observado de perto por Felipão eram o atacante Fred e o goleiro Júlio César. Agora no Toronto, o goleiro atravessa um problema por não estar jogando com frequência, mas na única vez que foi exigido em um chute de Patosi, aos 17 do segundo tempo, apareceu bem.

- Levando em consideração que não jogamos as Eliminatórias, acho que estamos num nível bom, mas claro que tem muita coisa para melhorar. Num todo acho que valeu. Valeu a estreia do Rafinha, do Fernandinho, que foi premiado com um golaço. a seleção impôs seu jogo e está de parabéns - analisou Júlio César.

Recuperado de uma lesão muscular que o deixou seis meses afastado dos gramados, o centroavante fez quatro jogos pelo Fluminense. No período marcou dois gols, perdeu dois pênaltis e teve atuações irregulares.

Em campo, Fred também foi discreto, aparecendo apenas só no lance do passe que deu para Neymar fazer o terceiro gol aos 20 segundos do segundo tempo. O atacante recebeu do centroavante, avançou na área e tocou por cima de Williams. Fred acabou sendo substituído por Jô no segundo tempo.

Ao lado de Hulk, Neymar foi o grande destaque da seleção. O atacante do Barcelona fez três gols. O jogador do Zenit deu passes para os dois primeiros gols do Brasil.
O primeiro foi aos 10 minutos. Hulk lançou Oscar, que recebeu em velocidade e tocou na saída do goleiro Williams.

A defesa sul-africana deixava muitos espaços para os contra-ataques da seleção, que só não ampliou aos 28 porque Neymar chutou em cima de Williams. Aos 40, porém, ele não evitou o segundo gol. Passe de Hulk, Neymar recebe na entrada da área, passa por um zagueiro e chuta forte e rasteiro no meio do gol.

Na etapa final, a seleção trocou a camisa amarela pela nova camisa azul e passou a usar uma braçadeira preta com o número 46664. Uma homenagem a Nelson Mandela, que era o preso número 466 do ano de 1964. Nesta quarta-feira, fez três meses que o líder sul-africano morreu e os jogadores da seleção da África do Sul usaram uma camisa com o mesmo número na frente, na altura da barriga.

A seleção continuou no ataque. Fez o terceiro no início da etapa final. Poderia ter ampliado com Willian e Daniel Alves, mas só chegou aos quarto gol aos 33 em um chute de Fernandinho de fora da área no ângulo do goleiro Williams.

Aos 45, o Brasil fechou a goleada com mais um gol de Neymar. Daniel Alves levantou na área, Jô escorou de cabeça e o atacante bateu de primeira da pequena área. Foi o último gol do Brasil antes da divulgação da lista final para a Copa.

África do Sul 0 x 5 Brasil

Local: estádio Soccer City, em Johannesburgo
Cartão amarelo: Ramires (Brasil)
Gols: Oscar aos 10 e Neymar aos 40 minutos do primeiro tempo e Neymar aos 20 segundos e aos 45 minutos e Fernandinho aos 34 minutos do segundo tempo para o Brasil
África do Sul: Williams, Nthete, Ngcongna, Khumalo (Xulu) e Matiaba; Forman, Jali (Zungu), Claassen (Molovu) e Serero; Parker (Patosi) e Rantie (Manyisa). Técnico: Gordon Igesud.
Brasil: Júlio César, Rafinha, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo (Daniel Alves); Fernandinho, Paulinho (Luiz Gustavo) e Oscar (Ramires); Hulk (Willian), Fred (Jô) e Neymar. Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Facebook
Veja também