Viagora

Cajueiro do Piauí é reconhecido como maior do mundo

O cajueiro possui cerca 8,8 mil metros quadrados e é conhecido como Cajueiro-Rei.

O periódico internacional Genetics and Molecular Research (GMR) publicou um artigo de sete páginas, apresentando as comprovações de que o Cajueiro-Rei, localizado em Cajueiro da Praia no Piauí, tem uma área de copa maior do que o cajueiro de Parnamirim (RN), eleito pelo Guinness Book (livro dos recordes), em 1994, como o maior do mundo.

Depois de diversos estudos sobre a extensão do maior cajueiro do mundo, foi comprovado cientificamente e publicado em artigo internacional, que a árvore de maior tamanho encontra-se no Piauí. O cajueiro possui cerca 8,8 mil metros quadrados e é conhecido como Cajueiro-Rei.

A conclusão do estudo ocorreu ainda em 2016, através de pesquisa realizada por equipe de pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular e de Estudos de Injúrias Biológicas (LABMIMBIO), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). 

  • Foto: AscomCajueiro-ReiCajueiro-Rei

A pesquisa foi liderada pelo doutor e farmacêutico bioquímico da Uespi, Fabrício Amaral e é assinada por mais sete pesquisadores radicados nas instituições Uespi, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fabrício Amaral explica que a pesquisa começou com uma iniciativa do então deputado federal, Flávio Nogueira, e depois ganhou força. “Na época nasceu todo o desafio de fazer a identificação genética e depois a mensuração do tamanho do cajueiro. O processo de avaliação ocorreu com a mensuração em GPS do cajueiro. Surgiu uma dúvida se aquela árvore era apenas uma planta, então, por meio de amostras analisadas em laboratórios, descobrimos que sim”, afirma.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também