Viagora

Casos de dengue diminuem e os de chikungunya aumentam no Piauí

Os dados foram levantados em  65 municípios.

Nos meses de janeiro a junho, o Piauí registrou 3.060 casos de dengue, apresentando uma redução de 31,6%, comparado ao mesmo período do ano anterior, que notificou 4.471 casos. Os dados foram levantados em  65 municípios, através da Sala Estadual de Coordenação e Controle das Ações de Enfrentamento à Microcefalia, da Secretaria de Estado da Saúde.

  • Foto: ReproduçãoMosquitoMosquito Aedes Aegypti.

Mesmo com a redução dos casos de dengue, os municípios de Parnaíba, Teresina, Oeiras, Luís Correia, Floriano e notificaram mais casos prováveis de chikungunya. As notificações da doença aumentaram consideravelmente, com 2.095 casos registrados e um óbito, no ano de 2017. Os casos de zika vírus, também tiveram um aumento de 19 notificações e um óbito, em comparação ao mesmo período de 2016.

A Secretaria de Estado da Saúde recomenda que a população mantenha os ambientes limpos, e tome medidas para evitar com o acúmulo de água parada, principalmente em caixas d’água descobertas, pneus, garrafas, latas e também de pratos sob vasos de plantas, evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças.

Facebook
Veja também