Viagora

CCJ rejeita parecer que permitia investigação contra Temer no STF

O parecer do deputado Sérgio Zveiter foi rejeitado.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara Federal votou nesta quinta-feira (13) e recusou o parecer do deputado Sérgio Zveiter (PMDB), assim, os deputados não permitiram que o Supremo Tribunal Federal (STF) investigue o presidente Michel Temer (PMDB). Foram 40 votos contra o parecer, 25 a favor e apenas uma abstenção. Antes da votação, 13 membros da Comissão foram substituídos.

  • Foto: Divulgação/PTMichel TemerMichel Temer

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS) foi um dos que se posicionou contra a aceitação da denúncia pela CCJ. Ele afirmou que não se pode considerar uma denúncia contra o presidente da República da mesma forma que a denúncia contra um cidadão comum. “Não se estabeleceu a culpa. Havia uma relação de confiança entre o ex-deputado Rocha Loures e Temer."

De acordo com informações do G1, partidos aliados ao Palácio do Planalto fizeram, desde que a denúncia chegou à Câmara, 26 remanejamentos entre os integrantes do colegiado, substituindo deputados que haviam indicado voto contra Michel Temer, com o objetivo de derrotar o parecer de Zveiter.

O troca-troca gerou protestos e críticas por parte da oposição e de parlamentares dissidentes da base.

Os partidos PMDB, PR, PP, PTB, PSD, DEM, PRB, Pros, SD, PV e PSC orientaram o voto contra a denúncia, já  PT, PSB, PDT, PCdoB, Pode, PPS, PHS, Rede e Psol foram contrários. O PSDB e o PV liberaram suas bancadas para que votassem como considerasse melhor.

Agora, um novo relator será designado para apresentar um novo parecer, pela não autorização ao STF para investigar Temer. Este parecer será encaminhado para votação pelo Plenário da Câmara.

Um novo relator, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) foi designado para apresentar um parecer pela não autorização ao STF para investigar Temer, que irá patra votação no plenário.

Mais conteúdo sobre:

Michel Temer

Facebook
Veja também