Viagora

Centro POP inicia campanha de vacinação para pessoas em situação de rua

A ação está sendo promovida em parceria com a Fundação Municipal de Saúde.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) deu início à campanha de vacinação aos usuários atendidos pela unidade. São pessoas que se encontram em extrema vulnerabilidade e tem dificuldade para acessar esse tipo de serviço. A ação está sendo promovida em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), que está disponibilizando doses das vacinas de Hepatite B, Tétano, Febre Amarela e Gripe.

Na primeira etapa da campanha foram distribuídas doses da vacina contra a gripe, cerca de 40 pessoas, incluindo profissionais da unidade, foram imunizadas. A gerente do Centro, Joyce Nogueira, no entanto, explica que o objetivo é atingir cerca de 90% desse público durante toda a campanha. "Por uma orientação da FMS nós estamos realizando esse serviço por etapas, já que eles não podem tomar doses diferentes em um curto espaço de tempo", pontua.

As vacinas estão sendo ofertadas na própria sede do Centro Pop, local onde os usuários já frequentam regularmente, e que pode facilitar os profissionais a cumprir tal meta.

O Centro Pop é uma unidade de execução da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS) que garante atendimento especializado à população adulta em situação de rua, no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do SUAS, ofertando vivências para o alcance da autonomia e estimular, além disso, a organização, a mobilização e a participação social.

"O Centro Pop presta serviços para população de rua em Teresina há 4 anos , demanda esta que só aumenta e precisa ser bem estudada pela equipe, por se tratar de um público heterogêneo, que possui em comum questões complexas, como pobreza extrema, vínculos familiares rompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional. Temos obtido grandes avanços, buscando efetivar uma política transversal viável, articulando Saúde, Justiça, Direitos Humanos, Segurança Alimentar, Segurança Pública e Cultura, envolvendo todos os atores para pensar coletivamente nas demandas trazidas pela população em situação de rua do município, tendo como foco o processo de saída das ruas", relata a Gerente do Centro Pop, Joyce Nogueira.
Facebook
Veja também