Viagora

Cerca de 40 municípios do Piauí terão que racionar água

A decisão de racionamento foi tomada nesta segunda-feira (05) no Palácio de Karnak, em reunião do Governador Wellington Dias com representantes da Bancada Federal.

Cerca de 40 municípios do Piauí terão que racionar água pra evitar crise hídrica. A decisão de racionamento foi tomada nesta segunda-feira (05) no Palácio de Karnak, em reunião do Governador Wellington Dias com representantes da Bancada Federal, dos Gabinetes dos Senadores, da Codevasf, Funasa, Appm, Exército, Defesa Civil, Semar e dos municípios de Campo Grande, Fronteiras, Pio IX, São Julião e Vila Nova do Piauí.

  • Foto: Site:PTGovernador do Piauí, Wellington Dias.Governador do Piauí, Wellington Dias.

O governador falou que logo irá se conhecer detalhes dos municípios abrangidos. “Formamos um grupo de trabalho que apresentará um relatório amanhã (06) mostrando as áreas que precisarão economizar água, mas já podemos adiantar que as regiões abastecidas pela Barragem de Piaus e adutora do sudeste estarão incluídas. Também precisaremos de uma pactuação com os estados de Pernambuco, Ceará e Bahia, pois consumimos água deles e vice-versa”.

Wellington justificou o racionamento. “Isso se fará necessário por causa da seca que se prolonga. Nessas regiões há barragens e adutoras, mas tivemos expectativas frustradas de chuvas e a situação se agravou. A prioridade será o abastecimento de água para o consumo humano, mas também nos preocuparemos com os animais, que necessitam de água e pastagem para a sobrevivência”.

O presidente da Funasa, Rodrigo Sérgio, disse que a Fundação vai trabalhar com rapidez para que esse momento de racionamento de água não dure por muito tempo. “Teremos uma atuação incisiva e rápida para combater tanto a crise hídrica quanto a econômica, uma vez que os investimentos da Funasa geram emprego e dinamizam a economia”, afirmou.

A orientação é de que sejam consumidos, diariamente, de 50 a 70 litros de água por família.

Mais conteúdo sobre:

Wellington Dias

Facebook
Veja também