Viagora

Comissão do Senado rejeita projeto da Reforma Trabalhista

A comissão optou por aprovar um outro texto alternativo.

Por 10 votos a 9, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), rejeitou hoje (20) o relatório da reforma trabalhista, elaborado pelo senador Ricardo Ferraço. A comissão optou por aprovar um outro texto alternativo, elaborado pelo senador Paulo Paim, que recomenda a rejeição da reforma.

  • Foto: Divulgação / Senado FederalComissão de Assuntos Sociais do Senado.Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

Para o governo de Michel Temer, o resultado é tido como uma derrota, pois era uma medida importante para a economia do País. Mas apesar da rejeição do texto, a medida passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá, afirmou após o fim da sessão na CAS, que os três relatórios (da CAE, CCJ e CAS) serão enviados ao plenário e analisados separadamente, o que caracteriza uma derrota para o governo. “Os três relatórios irão para o plenário. Não muda nada, não muda a posição do governo, não muda o plano de aprovar”, disse.

A reforma foi enviada ao Congresso pelo presidente Michel Temer no ano passado. Um dos principais objetivos do projeto é estabelecer pontos que poderão ser negociados entre patrões e empregados. Em caso de acordo coletivo, esses pontos passam a ter força de lei.

De acordo com Jucá, o governo perdeu votos na comissão com a ausência de algumas pessoas da base do governo, como o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) e com os votos contrários de Otto Alencar (PSD-BA), Hélio José (PMDB-DF) e Eduardo Amorim (PSDB-SE).

Mais conteúdo sobre:

Senado Federal

Facebook
Veja também