Viagora

Condutores já podem testar a Carteira de Habilitação Eletrônica

A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação foi desenvolvida para minimizar os casos em que condutores de veículos esquecem a CNH.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Sepro) já disponibilizou para teste a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e). A nova versão do documento poderá ser utilizada a partir de fevereiro de 2018, por cidadãos habilitados que não transitam com a CNH impressa, podendo ser testada através do site do Sepro.

  • Foto: DivulgaçãoCarteira de Habilitação eletrônica.Carteira de Habilitação eletrônica.

A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação foi desenvolvida para minimizar os casos em que condutores de veículos esquecem a CNH, e terá o mesmo valor jurídico do documento impresso. A outra versão será eletrônica, podendo ser adquirida através de um aplicativo de smartphone, o CNH-e, que estará disponível a partir de fevereiro.

O aplicativo irá armazenar as informações da CNH impressa, bem como o QR Code e a foto do condutor. Após a implantação da CNH-e, também poderá ser possível acessar informações importantes através do aplicativo, como infrações, pontos, campanhas de trânsito e aviso da proximidade de vencimento.

O condutor que deseja ter acesso a CNH eletrônica deverá ter a habilitação com o QR Code impresso e se cadastrar através do site do Denatran e também deve informar ao Detran o número de e-mail e telefone atual. Após realizado o cadastro, ele só será ativado com a realização de um login no smartphone, feita através de um link que será enviado ao e-mail do motorista. Durante o login, o condutor irá criar um Número de Identificação Pessoal (PIN) com quatro dígitos, que será solicitado no acesso ao documento.

Facebook
Veja também