Viagora

CRAS Sudeste III reúne famílias para discutir direitos de pessoas com deficiência

A palestra foi proferida por representantes do CONADE-TE

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Sudeste III promoveu, na manhã dessa segunda-feira (20), mais uma reunião com grupo de convivência familiar da unidade. Dessa vez com o tema Controle Social no Contexto da Pessoa com Deficiência, a atividade discutiu junto a esse público, seus familiares e cuidadores, questões relacionadas ao direito, deveres e cidadania.

O encontro acontece mensalmente abordando temas diversos voltados às pessoas com deficiência, com o propósito de prevenir a violação dos seus direitos e promover seu protagonismo social.

Aproximadamente 30 famílias assistiram à palestra que foi proferida pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE-TE), Antenilton Marques e pela secretária executiva, Deuselena Andrade.

"Esse trabalho é no sentido de orientar essas pessoas, tratando de tudo que envolva seus direitos e deveres. Queremos instigar a participação delas na gestão pública, monitorando ações e as políticas da administração pública, para que assim seja fortalecida sua cidadania", explica a Coordenadora do CRAS Sudeste III, Kânia de Sousa.

Quem participou destaca a importância da atividade. É o caso de Salvina Ferreira, ela é quem cuida de seu irmão deficiente, Manoel Ferreira de 60 anos. "A gente não sabe de muita coisa relacionada aos nossos direitos, então nessa reunião a gente pode tirar muitas dúvidas e saber de que forma devemos agir caso formos desrespeitados, eu mesma acompanhando meu irmão já presenciei vários casos de negligência mas não sabia o que fazer, agora estou mais orientada", pontua.
Facebook
Veja também