Viagora

Curral Novo realiza a VIII Conferencia Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí realizou nesta terça-feira, 28, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social.

A Prefeitura de Curral Novo do Piauí realizou nesta terça-feira, 28, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com a participação de gestores, trabalhadores, pais, crianças e adolescentes, conselheiros tutelares e outros segmentos da sociedade civil.

A Conferência teve como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026″. Dentre os objetivos, avaliar os 10 anos do SUAS – Sistema Único de Assistência Social no município e, a partir dessa análise, propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento das políticas públicas do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal.
O evento teve início com uma apresentação realizada pelas crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, uma ação desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social.

Em seguida, a conferencista Ana Gardênia Lopes de Macêdo ministrou palestra à cerca do tema e eixos propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social, subsidiando de informações os participantes da Conferência.

Após a palestra, os cerca de 70 participantes foram divididos em cinco grupos para que pudessem interagir e elaborar propostas para melhorar os serviços socioassistenciais prestados à população. Ao todo, foram apresentadas mais de 30 propostas, dentre outras, a realização de concurso público para os profissionais da área, a disponibilização de recursos materiais como veículos e computadores para as instâncias de controle social, a formação de equipe técnica de acordo com as necessidades do município, maior participação dos usuários no planejamento de programas, projetos, serviços e benefícios, ampliar o monitoramento e orientação aos benefícios sociais. Todas as propostas foram aprovadas pela plenária.
Na ocasião, também foram eleitos os delegados titulares e suplentes que representarão o município de Curral Novo do Piauí na etapa estadual da Conferência, que será realizada em Teresina. A assistente social, Gilvana Góis (titular) e Ednalva Silva Araújo (suplente) como representante de organização governamental; José Raimundo de Morais (titular) e Dayane Márcia dos Santos Lopes, representantes das organizações não governamentais.

A primeira dama e secretária de Assistência Social, Reuvir Lopes, falou sobre o evento. “A Conferências são momentos importantes para o município. Hoje nós discutimos as ações da assistência social e as propostas apresentadas serão fundamentais para as melhorias dos programas e ações da assistência social. É também um espaço de esclarecimento e informação à população sobre os direitos”.

Em entrevista, Reuvir elencou ações que são desenvolvidas pela Secretaria e Cras, como o acolhimento das famílias, a realização de palestras socioeducativas, emissão de carteira do idoso, elaboração e execução do projeto técnico social do Minha Casa Minha Vida, beneficiando 40 famílias, capacitação para orientadores sociais, realização do Seminário do Bolsa Família, realização de campanha do dia 18 de maio, encaminhamento de passe livre intermunicipal e interestadual para pessoas com deficiências, dentre outros.

Ana Gardênia, conferencista, destacou os avanços registrados nos dez anos do Sistema Único de Assistência Social. “Mas ainda temos muito que avançar para conseguirmos consolidar esse sistema, e é através dessas Conferências que a população se manifesta, tem o direito e o poder de contribuir com o planejamento, execução e aprimoramento das políticas”, disse.

Ao final, todos os participantes receberam certificados. A secretária Reuvir Lopes também entregou novo fardamento aos conselheiros tutelares.

Estiveram presentes, também, o vice-prefeito Getúlio Nascimento, o presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Emanoel Ângelo, a secretária de Educação, Ednalva da Silva Araújo, a presidente do Conselho Tutela, Marizalva Macêdo, o secretário de Saúde, Ericson Cavalcante, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Emanoel Ângelo, dentre outros.
Facebook
Veja também