Viagora

Datafolha revela que Lula lidera intenções de voto para 2018

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e a ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) disputam o segundo lugar.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a disputa do executivo nas eleições de 2018, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha. Logo depois, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) e a ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) disputam o segundo lugar.

  • Foto: Reprodução/FacebookO ex-presidente Lula é denunciado pela terceira vez na Lava JatoO ex-presidente Lula é denunciado pela terceira vez na Lava Jato

De acordo com o levantamento, Lula teve um crescimento em sua popularidade de 8% em relação ao dezembro de 2015, quando tinha 22% da intenção de voto. Porém, em relação à pesquisa feita em abril de 2017, o ex-presidente caiu um por cento. Ele é réu em inquéritos da Lava-Jato e está sendo o centro de uma polêmica envolvendo a compra de um Tripéx em Guarujá e crimes corrupção, passiva, ativa e lavagem de dinheiro.

Jair Bolsonaro cresceu 10% em relação à pesquisa realizada em dezembro de 2015, atingindo 16% em uma simulação incluindo Geraldo Alckmin como candidato pelo PSDB. Porém, se o atual prefeito de São Paulo, João Dória, for o candidato do partido ele alcança 15%. Polêmico, ele é um dos maiores representantes da direita brasileira e de setores conservadores da sociedade.

O Datafolha registrou uma grande queda na popularidade de Marina silva. Ela detinha, segundo o levantamento, 24% das intenções de voto, liderando em dezembro de 2015. Atualmente possui 15% das intenções de voto, tanto com a candidatura de Alckmin quanto de Dória, disputando com Bolsonaro o segundo lugar.

O Partido da Social Democracia Brasileira não tem a mesma popularidade de antes. Se em 2014, Aécio Neves concorria pelo partido no segundo turno com Dilma Rousseff (PT) para a presidência, os candidatos possíveis para o governo estão em quarto Lugar. Dória, conforme o Datafolha, possui 10% das intenções de votos, ao passo que Alckmin detém 8%.

Facebook
Veja também