Viagora

Deputado Dr. Hélio alerta para a fuga de investimentos privados no litoral piauiense

Durante a sessão, a temática encontrou apoio entre outros parlamentares, como a deputada Juliana Moraes Souza (PMDB), que também representa a região Norte do Estado.

O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira (PTC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (6), para denunciar a fuga de investimentos privados no litoral piauiense, em virtude dos limites impostos pela Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Piauí (SPU-PI), que estabeleceu uma "linha de praia" em relação aos limites onde os estabelecimentos comerciais podem ser erguidos. Além de limitar a chegada de novas empresas, o parlamentar alerta que os empreendimentos já existentes sofrem com constantes aplicações de multas.

"Se comparado aos Estados vizinhos, o litoral piauiense possui investimentos bastante restritos em relação à exploração turística das nossas riquezas naturais. Com a existência dessa linha imaginária imposta pela SPU, os empreendimentos existentes estão sendo constantemente penalizados por multas e advertências, coisa que deveria ter sido feita antes da sua construção. Tal situação contribui para que outros empresários não invistam na região, implicando diretamente na geração de emprego e renda", argumenta Dr. Hélio.

Durante a sessão, a temática encontrou apoio entre outros parlamentares, como a deputada Juliana Moraes Souza (PMDB), que também representa a região Norte do Estado. "O nosso litoral tem fluxo de visitantes o ano todo e, por isso, as cidades litorâneas têm que receber mais apoio do Governo. Gostaria de entender melhor como se deu esse estudo apresentado pela SPU, pois tem impactado no crescimento da nossa região", ressalta.

Para esclarecer os limites impostos pela Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Piauí, Dr. Hélio vai propor a realização de uma audiência pública com a presença de representantes do órgão, bem como de empresários locais e representantes dos órgãos públicos ligados ao desenvolvimento do Turismo. A proposta também tem o apoio dos deputados Júlio Arcoverde (PP) e Severo Eulálio (PMDB).

Formação de lixões na cidade de Luís Correia

Na oportunidade, Dr. Hélio Oliveira também reclamou da falta de zelo da administração municipal com a cidade de Luís Correia, que está sendo afetada pela formação de lixões a céu aberto, assim como pela falta de iluminação pública em toda a sua extensão. "Vejo com muita tristeza a situação em que se encontra Luís Correia, que não recebe ações mínimas para fazer com que o visitante tenha uma boa impressão da cidade", relata.
Facebook
Veja também