Viagora

Desafio das Opalas ocorre em Pedro II neste domingo (18)

O evento é a primeira competição homologada pela CBC e pela FCP.

O Campeonato Piauiense de Mountain Bike Maratona, Desafio das Opalas, ocorre neste domingo (18), último dia do Festival de Inverno de Pedro II. O evento é o primeiro realizado no estado como competição oficial, sendo homologado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e pela Federação de Ciclismo do Piauí (FCP).  A disputa vale o ranking nacional na classe XCM2. A prova já possui todos os detalhes de sua programação acertados.

  • Foto: Divulgação/Governo do EstadoDesafio das Opalas acontece no dia final do Festival de Inverno de Pedro IIDesafio das Opalas acontece no dia final do Festival de Inverno de Pedro II

O Desafio das Opalas terá vários incentivos para os competidores, como a premiação de R$ 11 mil para os melhores colocados por categorias, camisa personalizada para os campeões, bem como uma joia em prata e opala, essa que é a pedra preciosa encontrada somente em Pedro II, em todo território americano. Os cinco primeiros colocados de cada categoria também receberão troféus e espera-se a participação de pelo menos 200 bikers de alguns estados, como Piauí, Maranhão e Ceará.

A programação começa no sábado (17), entre 10 e 17 horas, na Praça do Recanto, no centro de Pedro II (em frente ao Memorial Tertuliano Brandão), com entrega de kits e vistorias. No domingo (18), a tão esperada largada; a partir das 7h da manhã, será realizado o Briefing Técnico para atletas, organização e imprensa no Memorial Tertuliano Brandão. A partir das 7h30, haverá a vistoria de largada e às 7h50, a largada oficial. A partir de 14h, cerimônia de Premiação, na Praça do Recanto.

A disputa terá 72,3 km totais e 6,5 km de deslocamentos, sendo 66,5 km cronometrados. Para a categoria Turismo, o percurso será de 43 km. Segundo um dos diretores de prova, Márcio Braz Filho, a prova terá grau de dificuldade entre médio e alto, com tempo máximo de seis horas de prova. As zonas de apoio técnico serão no Km 15 (estrada que liga Pedro II ao Mirante do Gritador) e KM 32 (BR 404, no km 56, sentido Pedro II a Milton Brandão).

Mais conteúdo sobre:

Pedro II

Piauí

Facebook
Veja também