Viagora

Desmatamento causa morte de rios e seca lagoas no sul do Piauí

O assoreamento e a matança das matas podem levar à desertificação do local. O sumiço de poços jorrantes e nascentes é outro ponto obsevado por quem frequenta a

O assoreamento dos rios e lagoas na região sul do Piauí continua assustando os moradores da região. Na cidade de Santa Filomena, área conhecida pela forte atuação do agronegócio, o Riozinho sofre agressões e habitantes da região começam a se organizar visando à preservação do meio ambiente no local.


Entre as medidas que devem ser adotadas para contribuir com a natureza estão a ampliação da Estação Ecológica Uruçui-Uma, a proteção dos rios na região e o combate ao desmatamento.
Para o comerciante Gervásio Rodrigues, o desmatamento nas matas ciliares é a principal causa do problema. A região que mais sofre são os entornos das nascentes das Lagoa Feia, Bacaba e Cabeceira do Angelim.


O assoreamento prejudica a vazão da lagoa. O transporte de calcários por carretas pesadas nas estradas de terra da região, também ajudam a levar areia para a lagoa, disse o comerciante. Já a nascente da Cabeceira do Angelim também sofre com o desmatamento da mata ciliar. A nascente está na rota das grandes fazendas de soja do sul piauiense.


O assoreamento e a matança das matas podem levar à desertificação do local. O sumiço de poços jorrantes e nascentes é outro ponto obsevado por quem frequenta a região. Gervásio Rodrigues comentou que o IBAMA e o Ministério Público Federal já foram comunicados e a população aguarda ações dos órgãos.

Facebook
Veja também