Viagora

Detento é encontrado morto dentro de barril na Casa de Custódia

Esta é a quarta morte de detento na Casa de Custódia e a sexta morte no sistema prisional do Piauí, este ano.

Um detento identificado como Lenildo Pereira Silva foi encontrado morto dentro de um barril de lixo, na Casa de Custódia de Teresina, nesta segunda-feira (27). Ele era natural de  União e cumpria pena por homicídio, além de ser acusado de roubo qualificado. Esta foi a sexta morte de detento no sistema prisional do Piauí este ano.

O detento foi encontrado no início da manhã, durante a vistoria que acontece diariamente na unidade. Lenildo ficava detido no pavilhão G, da penitenciária. Quando foi encontrado, ele estava com o pescoço quebrado.

  • Foto: DivulgaçãoDetento encontrado na Casa de CustódiaDetento encontrado na Casa de Custódia

“Os agentes estavam realizando a vistoria que é feita todo dia na unidade, quando encontraram ele dentro desse tambor de lixo, enrolado em lençóis, de cabeça para baixo e com o pescoço quebrado”, relatou Zé Roberto, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi).

De acordo com ele, Lenilson é o sexto detendo morto este ano em unidades prisionais do estado. “Foram quatro mortes na Casa de Custódia, uma em Parnaíba e uma na penitenciária de Picos”, relatou Zé Roberto.

O sindicalista chamou atenção para a superlotação na Casa de Custódia e o perigo que corre os agentes penitenciários com a falta de estrutura no local. “É preciso que se tome uma posição e invista, tome ações de verdade. Estão brincando com o sistema prisional, essa Secretaria de Justiça não toma nenhuma providência, enquanto os agentes correm risco de vida todos os dias, trabalhando sem estrutura, em um ambiente insalubre. São quase mil presos, para doze agentes por plantão”, relatou.

Outro dado importante apontado por ele foi o número de mortes em relação à população carcerária do Piauí. “O estado de São Paulo que tem uma população carcerária de mais de 100 mil detentos, teve 16 mortos em 2016. O sistema prisional do Piauí também matou 16 detentos no ano passado, mas aqui nós só temos cerca de 4.500 detentos”, comparou.

Facebook
Veja também