Viagora

Detentos iniciam rebelião na Casa de Custódia em Teresina

De acordo com Jefferson Dias, diretor sindical do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), houve fuga no pavilhão D e um preso foi morto até o momento.

Detentos da Casa de Custódia, em Teresina, iniciaram na tarde deste domingo (26), uma rebelião na unidade prisional. De acordo com Jefferson Dias, diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), houve fuga no pavilhão D e um preso foi morto até o momento.

Segundo Jefferson, ainda não há informações precisas de quantos detentos fugiram do presídio. O diretor ressaltou ainda que a situação da penitenciária é crítica, já que os agentes estão sem o material de segurança necessário para controlar o motim.

“Teve fuga, fizeram um túnel no pavilhão D, teve a morte de um preso por enquanto, ele foi furado. A situação está crítica, porque não tem mais as balas de borracha e estavam tocando fogo”, relatou.

Conforme informações do cabo Mota, das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone), o motim foi controlado por volta das 16h. "Está tudo sob controle. Tem um ferido no momento. Alguns vão ser tranferidos para o HUT para serem feitos os procedimentos na área de cirurgia", contou.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado e confirmou a morte do detento identificado como Francisco Júnior, mais conhecido como "Topeira", de 20 anos, preso há cerca de três meses por furto a um veículo no bairro Morada Nova, zona sul da capital. O pai da vítima, identificado como Francisco das Chagas, afirmou que o filho foi morto "sem chance de reagir e foi covardemente assassinado pelos policiais".

O presidente da OAB Piauí, Chico Lucas, esteve na Casa de Custódia e afirmou que é preciso repensar a cultura do encarceramento. "O Piauí tem uma das maiores populações proporcionais de presos provisórios, isso acaba criando esse tipo de distorção, isso é fruto de uma cultura do encarceramento. A gente tem que começar a discutir se as pessoas têm que ser necessariamente presas, muitas vezes a gente tem microtraficantes, pessoas que não tem histórico de violência e acabam sendo colocadas em um ambiente hostil como esse, que é a Casa de Custódia, então a gente tem que repensar. É um problema da Secretaria de Justiça mas é um problema também de toda a sociedade. E uma morte como essa nos entristece e nós temos que pensar em famílias que estão sofrendo nesse momento", declarou.

O diretor da Casa de Custódia, Dênio Marinho, ressaltou que a polícia acredita que os próprios internos mataram Francisco Júnior e afirmam que foram os policiais. "A cadeia está dominada. Não temos informações sobre a quantidade de fugitivos. Com relação a morte, nós acreditamos que os detentos mataram o Francisco e disseram que foi a polícia. Foi perfuração de objeto pontiagudo", esclareceu.

Familiares dos presos realizam protesto do lado de fora da Casa de Custódia. Uma mulher passou mal durante a espera de informações. A delgacia de Homicídios vai investigar a morte do detento.
O diretor administrativo do Sinpoljuspi, Kleiton Holanda, esclareceu que os agentes ainda tentaram socorrer Francisco Júnior e explicou como os internos fugiram do presídio. "Teve esse preso perfurado, os agentes ainda tentaram socorrê-lo. Nessa fuga, aproximadamente um grande número de preso que a gente não sabe ainda a quantidade. A vizinha no fundo alega que foram por volta de 30 presos. A causa da rebelião foi a questão do horário da fuga, depois que foi descoberta, mais presos tentaram fugir e começou a balburdia dentro da Casa de Custódia, que terminou ocasionando quebradeira de forma generalizada.Eles quebraram a laje que fica no pátio, na parte de cima, passaram por ela, se esconderam no vão da laje, saíram na lateral da obra que tem em dois pavilhões e pularam o muro. Depois disso foi que o alarme foi soado e começou a balburdia", contou.
Facebook
Veja também