Viagora

Detentos vão trabalhar na construção da Cadeia Pública de Altos

Segundo Sejus, 10 internos da Major César devem ajudar na obra de mais uma unidade.

Pelo menos dez detentos da Major César trabalharão em obras da construção da Cadeia Pública de Altos, que ficará ao lado da Colônia Agrícola Penal. A Secretaria de Justiça do Piauí realizou um convênio de cooperação técnica com empresa de construção civil, que vai promover contratos de trabalho com os detentos do regime semiaberto do sistema prisional do Estado.

Segundo o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, o objetivo do convênio é inserir os reeducandos no mercado de trabalho, ajudando-os no processo de reinserção no meio social, retornando ao convívio harmonioso com a comunidade e promovendo o trabalho em favor do próprio sistema penitenciário do Estado.

“Esses presos trabalharão para a sociedade, ou seja, utilizando sua força de trabalho para ajudar a comunidade em obras de reforma e construção, inclusive, reduzindo custos para o Estado”, observa Daniel Oliveira.

  • Foto: DivulgaçãoDetentos vão trabalhar na construção da Cadeia de AltosDetentos vão trabalhar na construção da Cadeia de Altos

A Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984) prevê o trabalho do condenado como dever social e condição de dignidade humana, tendo ainda finalidade educativa e produtiva. Atualmente, segundo a Secretaria de Justiça, cerca de 700 presos já ajudam em tarefas diárias em estabelecimentos penais no Piauí, como limpeza, cozinha, hortas, agricultura, artesanato e reformas.

Desde a última sexta-feira (31), outros detentos também já trabalhavam na reforma de escolas públicas do bairro Dirceu, na zona Sudeste de Teresina. Os seis presos da Major César fizeram serviços de limpeza, capina e pintura. Durante a execução do trabalho, eles são acompanhados por agentes penitenciários.

Facebook
Veja também