Viagora

Dia do Chorinho será comemorado nesta quarta no Palácio da Música

A animação fica por conta dos grupos Manga de Fiapo (PI) e Sai da Frente (DF). A entrada é franca.

Hoje é uma data especial para os apreciadores de uma boa música. É celebrado em 23 de abril o Dia Nacional do Chorinho. E mais uma vez o momento será comemorado em grande estilo em Teresina. O Palácio da Música apresentará uma noite com o melhor do chorinho, com o grupo Manga de Fiapo e o grupo Sai da Frente (de Brasília), a partir das 19h.

Dia 23 de abril é oficialmente comemorado o “Dia do Chorinho” porque neste dia, em 1887, nascia um dos maiores intérpretes do estilo: Pixinguinha. Batizado Alfredo da Rocha Vianna Júnior, Pixinguinha desde sempre dedicou-se à música e deixou inúmeros clássicos, arranjos e interpretações magistrais, como flautista e saxofonista. Carinhoso, Lamento, Rosa, 1 x 0, Ainda Me Recordo, Proezas de Solon, Naquele Tempo, Vou Vivendo, Abraçando Jacaré, Os Oito Batutas, Sofres Porque Queres, Fala Baixinho e Ingênuo estão entre algumas de suas principais composições.

A festa de hoje no Palácio da Música é promovida pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Quem vai abrir o show é o grupo local Manga de Fiapo. A entrada é franca.

A grande atração da noite, o Grupo Sai da Frente, de Brasília, foi criado no início de 2007. Reúne composições próprias com arranjos refinados. Seu objetivo é superar limites de gêneros e estilos, contribuindo para a construção e a divulgação da genuína música instrumental brasileira.

Com atuações em importantes casas de música em Brasília, o Sai da Frente conta com um seleto time de artistas que atuam tanto na área instrumental como na do samba. O repertório concentra um apanhado de clássicos de Sambas e Choros dos maiores compositores brasileiro, dentre eles, Cartola, Jorge Aragão, Roberto Ribeiro, João Bosco, Noel Rosa, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Ernesto Nazareth entre outros.

O grupo Sai da Frente, hoje, é composto pelos músicos Filipe Sobrinho (pandeiro / voz), Victor Angeleas (bandolim), Dudu 7 Cordas (violão 7 cordas), Vinicius Vianna (violão), Nelsinho Serra (cavaquinho) e Junior Viegas (percussão geral).
Facebook
Veja também