Viagora

É registrado pela USP mais oito tremores de terra no Piauí e Maranhão

De acordo com o relatório disponibilizado pelo Centro de Sismologia da USP, os tremores ocorreram entre às 09h43min e 13h35min.

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registrou mais oito tremores de terra no Maranhão e Piauí, com epicentro em Vargem Grande (MA), desde a primeira ocorrência nessa terça-feira (03) às 09h43min (horário local), com magnitude 4.6 na escala Richter.
Imagem: DivulgaçãoOito novos abalos sísmicos foram registrados, desde o primeiro nesta terça (03) em Vargem Grande-MA.(Imagem:Divulgação)Oito novos abalos sísmicos foram registrados, desde o primeiro nesta terça (03) em Vargem Grande-MA. 
De acordo com o relatório disponibilizado pelo Centro de Sismologia, os tremores ocorreram entre às 09h43min e 13h35min. As “réplicas”, como explica o relatório, atingiram magnitudes abaixo de 3.0 na escala Richter, registrados pela estação localizada em Rosário (MA).
Imagem: DivulgaçãoEpicentro em Vargem Grande(Imagem:Divulgação)Epicentro em Vargem Grande 
Ainda segundo a USP, este foi o maior abalo sísmico registrado no estado do Maranhão, que é uma das regiões do país onde menos ocorrem tremores de terra. “Como o Brasil está no meio de uma placa tectônica, longe de suas bordas, terremotos muito fortes e catastróficos são extremamente raros. Porém, as forças geológicas que movimentam a Placa da América do Sul causam grandes pressões no interior da placa. Essas pressões geológicas, agindo continuamente na crosta terrestre, são uma das principais causas dos sismos no Brasil em geral”, diz o relatório da pesquisa.
Facebook
Veja também