Viagora

Eclipse solar poderá ser visto no Piauí parcialmente

O fenômeno será terá visibilidade total nos Estados Unidos.

Nesta segunda-feira (21) uma parte da Terra vai observar um eclipse solar total. Embora a visibilidade será privilegiada nos Estados Unidos, o fenômeno natural poderá ser contemplado parcialmente no Norte e Nordeste brasileiro e parte do Centro Oeste, inclusive o Estado do Piauí.

Segundo a Nasa, o Eclipse ser avistados por 500 milhões de pessoas de forma total ou parcial, sendo 391 milhões nos Estados Unidos, 35 milhões no Canadá e 119 milhões no México (além da América Central e parte da América do Sul). O trecho mais intenso de observação será na nação Norte-Americana entre Lincoln Beach e Charleston.

  • Foto: Divulgação/Agência Espacial BrasileiraEclipse poderá ser visto Parcialmente no Piauí.Eclipse poderá ser visto Parcialmente no Piauí.

A visibilidade do evento no Brasil aumenta quanto mais você segue para o norte. No monte Caburaí (RR), onde haverá 50% de escuridão, terá a melhor visão do eclipse no país. Teresina terá uma observação parcial do fenômeno a partir das 16h22min, sendo o ponto de maior escuridão as 17h14min. Ao visualizar o evento, é recomendado tomar cuidado com a observação direta, devido à luminosidade do sol.

O eclipse solar

O fenômeno que ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando total ou parcialmente a sua luz numa estreita faixa terrestre. Assim, o dia literalmente “vira noite”.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também