Viagora

Eletrobras Piauí alerta para acidentes com pipas em Teresina

O gerente informou que em 2016 foram registradas 96 ocorrências de interrupção de energia na região metropolitana de Teresina devido a pipas enroscadas na rede elétrica.

A Eletrobras Distribuição Piauí faz um alerta as crianças e adultos que empinam pipas na capital. O período que esta prática é mais realizada no estado é durante os meses de junho e julho, que coincidem com as férias escolares. Por isso a preocupação da empresa com a forma que essa atividade é praticada.

De acordo com o gerente do Departamento de Operação da Eletrobras Distribuição Piauí, Daniel Ângelo, uma simples linha de “papagaio” confeccionada com material condutor pode provocar choque elétrico e rompimento de fios ao entrar em contato com a rede de energia.

O gerente informou que em 2016 foram registradas 96 ocorrências de interrupção de energia na região metropolitana de Teresina devido a pipas enroscadas na rede elétrica, com mais de 23 mil pessoas prejudicadas.

  • Foto: Reprodução/Street ViewEletrobras Distribuição PiauíEletrobras Distribuição Piauí

Daniel Ângelo ainda ressaltou que esses desligamentos podem ocasionar prejuízos maiores aos consumidores, como queima de equipamentos elétricos nas residências e comércios.

Dicas de segurança da Eletrobras

Evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos. Procure locais abertos como praças e parques.

Não empine pipa em cima de lajes e telhados.

Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas ou cerol (mistura de cola com caco de vidro). Também não faça pipas com papel laminado. O risco de choque elétrico é grande.

Tente soltar pipa sem rabiola, como as arraias. Na maioria dos casos, a pipa prende no fio por causa da rabiola.

Se a pipa enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus.

Cuidado com ruas e lugares movimentados, principalmente quando andar de costas. Pode ter algum buraco ou pista.

Atenção especial com os ciclistas e motociclistas. A linha pode ser perigosa para eles. Fique atento para que a linha não entre na frente deles.

Em caso de problema na rede de energia da Eletrobras, a população deve acionar a Distribuidora pelo telefone 0800 086 0800, que funciona 24 horas e recebe ligação gratuita de todas as operadoras.  

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Cepisa

Facebook
Veja também