Viagora

Elmano Férrer defende uma reforma política profunda

Em discurso senador defendeu a PEC 36/2016 é um grande avanço no sistema político.

O senador Elmano Férrer defendeu um profunda reforma política no Brasil, em discurso nessa segunda-feira (24). O parlamentar ainda ressaltou a importância da Proposta de Emenda Constitucional 36 (PEC 36/2013), aprovada pelo Senado Federal em 2016 e que está em trâmite na Câmara dos Deputados, que acaba com coligações partidárias e cria uma barreira de atuação dos partidos políticos para restringir o número de legendas.

  • Foto: Facebook/Elmano FérrerSenador Elmano Férrer (PMDB)Senador Elmano Férrer (PMDB)

O senador pediu pelo prosseguimento da reforma política no país. “O momento de crise política pelo qual estamos passando nos mostra a urgência de aprovação de uma reforma política profunda. A Câmara dos Deputados tem instalada uma Comissão Especial para tratar desse tema, mas o que vemos é que não se chega a um consenso”, afirmou.

Para Elmano, a PEC 36 é concreta e já possui tramitação avançada, com condições de ser promulgada em breve. “Acredito que as mudanças a serem introduzidas pela proposta equivalem a um grande avanço ao nosso sistema político-partidário”, pontuou o senador.

Atualmente, os 35 partidos legalmente constituído podem fazer coligações livremente, de modo que as votações das legendas coligada são somadas e consideradas como um partido único no momento de distribuição das cadeiras do legislativo. “O nosso sistema se tornou disfuncional”, frisou o senador.

O parlamentar também afirmou que a PEC é um modo modelo mais representativo, racional, enxuto e dotado de partidos políticos mais orgânicos com menor número. Nas palavras dele, “respeita, em primeiro lugar, o bolso do eleitor”, que é quem paga o fundo partidário. 

Mais conteúdo sobre:

Elmano Férrer

Facebook
Veja também