Viagora

Elmano Férrer destaca importância da tecnologia no agronegócio

Senador faz pronunciamento pela passagem dos 42 anos de fundação da Embrapa.

O senador Elmano Férrer (PTB/PI) subiu à Tribuna nesta quarta-feira (22) para falar sobre a importância da tecnologia no agronegócio. Ele ressaltou a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, no desenvolvimento da agricultura e agronegócio do país e lembrou o aniversário de 42 anos de fundação da empresa, que será comemorado no próximo dia 26 de abril.

Segundo o senador, a tecnologia foi responsável por 68,1% do aumento da produção agrícola. "As exportações do agronegócio respondem por 40% da totalidade do saldo na balança comercial brasileira. A tecnologia ajudou o Brasil a abastecer o seu povo a preços estáveis e garantiu elevado saldo da balança comercial. Em 2012, o saldo do agronegócio valeu US$ 79,4 bilhões”, ressaltou.

Em seu discurso, o senador afirmou que o Brasil vai colher mais de 200 milhões de toneladas de grãos. “Uma safra inigualável”, disse. Para ele, o desenvolvimento da agricultura e do agronegócio dependerá, cada vez mais, do uso da ciência e tecnologia, desenvolvida no país ou incorporada do exterior.

Elmano Férrer destacou ainda que a Embrapa realiza um relevante trabalho centrado em soluções tecnológicas para o agronegócio. Como exemplo, citou as inovações para a inserção dos Cerrados ao sistema produtivo, hoje representando mais da metade da produção de grãos e significativa participação na produção de carne bovina; a fixação biológica de nitrogênio em soja, representando uma economia em insumos para os agricultores da ordem de US$ 8 bilhões anuais; o desenvolvimento de variedades de culturas nas regiões tropicais; e a disseminação de pastagens melhoradas para a pecuária de leite e de corte.

Durante o pronunciamento, o senador ressaltou o projeto MATOPIBA, que abrange estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e prevê o desenvolvimento e a operacionalização de um sistema de planejamento territorial estratégico. “O resultado desse projeto permitirá que o governo brasileiro possa estabelecer políticas públicas para o desenvolvimento ordenado da região”, disse Elmano, que foi chefe geral da Embrapa Piauí entre 1979 e 1988.
Mais conteúdo sobre:

Elmano Férrer

Facebook
Veja também