Viagora

Encceja vai ter questões de edições passadas na prova deste ano

O exame é necessário para garantir o Certificado do Ensino Médio.

A Prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos vai reutilizar questões de edições anteriores. O objetivo do (Encceja) é o fornecimento do certificado do ensino fundamental e médio.

Conforme o G1, em razão da reutilização de questões antigas, as provas anteriores do Encceja não serão divulgadas pelo governo federal, que tentar manter a surpresa, proibindo que alunos de estudarem baseados nas provas já aplicadas.

A prova ressurgiu neste ano, para dar o diploma escolar. Antes, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) era utilizado para a obtenção da certificação, mas perdeu a função em 2017. O certificado poderá ser fornecido a 1,5 milhões de brasileiros.

  • Foto: ReproduçãoEncceja terá questões de edições anteriores.Encceja terá questões de edições anteriores.

A data do Exame estava prevista para 22 de outubro. Porém, foi modificada pela segunda vez e a prova será aplicada em 19 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou ao G1 sobre o processo de "reutilização de itens" após o portal solicitar a divulgação da série histórica dos cadernos de prova. A publicação do conjunto é procedimento padrão adotado pelo instituto em teste seletivos, tais como o Enem ou o Revalida.

Porém, o órgão disse que não disponibilizaria questões do Encceja com o objetivo de manter o sigilo as provas. Segundo o órgão, a nova versão do teste foi elaborada ao fim de um ciclo de "dificuldades com a definição de calendários e com a disponibilidade de recursos”.

Facebook
Veja também