Viagora

Energia elétrica do HUT fica suspensa por dois dias para manutenção

O desligamento da energia vai acontecer apenas em alguns setores, das 8h às 12h da manhã.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) está em manutenção preventiva das suas subestações de energia, na manhã de hoje (28) e também vai ter o serviço suspenso na manhã de quinta-feira (29), das 8h às 12h.

O desligamento da energia vai acontecer apenas em alguns setores. Segundo o Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, o atendimento funcionara normalmente, já que o HUT possui quatro grupos de geradores que irão suprir o fornecimento de energia elétrica nos setores afetados.

Nesta quarta-feira, os setores afetados são, Pronto Atendimento, todo o primeiro andar (exceto a Unidade de Terapia de Queimados (UTQ), Administração e o Setor de Imagens e Gráficos. Amanhã serão, o laboratório, agência transfusional e central de material.

  • Foto: Reprodução/Street ViewHospital de Urgência de Teresina na zona sulHospital de Urgência de Teresina na zona sul

O diretor disse que alguns setores do HUT não podem ser alimentados pela energia de geradores como, por exemplo, o setor de imagens e gráficos, laboratório e esterilização, pois possuem equipamentos de alta potência, assim como equipamentos muito sensíveis.

“Os equipamentos desses setores não são adequados para funcionar energizados pelos geradores. Cada um possui a sua especificidade”, explicou o médico Gilberto Albuquerque.

Assim para o atendimento dos pacientes que necessitarem de exames de imagem não ser comprometido, o Dr. Gilberto Albuquerque disponibilizou as ambulâncias do hospital para o setor de imagens e gráficos. “Vamos encaminhar esses pacientes para outros hospitais da rede para realizar os exames de imagem e garantir que o atendimento seja realizado”.

Das 12h às 13h de quinta-feira, toda a energia elétrica do HUT vai ser desligada no ramal de entrada para que seja realizada uma limpeza geral das subestações. Assim, durante esse período o hospital todo funcionará ligado aos quatro grupos geradores.

O engenheiro eletricista do HUT, Tito César, explicou que manutenção desses equipamentos é prevista por meio de um Procedimento Operacional Padrão (POP) que estabelece uma manutenção preventiva das subestações bienalmente.

“A manutenção de máquinas e equipamentos é importante para garantir a confiabilidade e segurança dos equipamentos, melhorar a qualidade e reduzir os custos operacionais, evitando assim desperdícios”, disse o engenheiro.

Facebook
Veja também